Pular para o conteúdo principal

 PBH instala Grupo de Gestão para atuar durante o período chuvoso
Foto: Rodrigo Clemente

PBH instala Grupo de Gestão para atuar durante o período chuvoso

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman instalou, nesta segunda-feira (2), o Grupo de Gestão de Risco e Desastres (GGRD), responsável por acompanhar as ações da Prefeitura de Belo Horizonte durante todo o período chuvoso – que vai de outubro a março do ano que vem. Composto por técnicos e especialistas das secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social, Política Urbana, Segurança Pública e Governo, Urbel, Defesa Civil, SLU, Sudecap, BHTrans e Superintendência de Mobilidade (Sumob), o grupo terá a missão de monitorar os efeitos das chuvas na cidade e definir medidas emergenciais necessárias.     

O acompanhamento é multisetorial e feito diariamente no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), onde estão mais de 3 mil câmeras que permitem o monitoramento, em tempo real, de ocorrências rotineiras ou críticas relacionadas às chuvas, tais como alagamentos, enxurradas, inundações e quedas de árvores. Diante de situações de alerta, serão discutidas as linhas de ação, sempre com o foco no rápido atendimento das ocorrências de forma integrada e coordenada. 

Segundo o prefeito Fuad Noman, a Prefeitura tem feito grandes investimentos para se preparar para o período. “Obras estão sendo feitas em toda a cidade, no (Córrego) Vilarinho com grandes obras dos reservatórios profundos, no Córrego Ferrugem para evitar problemas na Avenida Teresa Cristina, no Córrego Pampulha para evitar problemas na Cristiano Machado, no 1º de Maio, no Jaraguá. Estamos investindo muito para deixar a população tranquila. Eu tenho dito que chuva tem que ser vista como uma benção de Deus e não como um temor de perder vidas e patrimônio”, afirmou. 

A previsão da Defesa Civil para o trimestre outubro, novembro e dezembro será de tempo quente com maior probabilidade de pancadas de chuva de forte intensidade. Neste período não se descarta à ocorrência de granizos com ventos fortes, principalmente nos meses de outubro e novembro. O volume total de chuva no período deve ficar abaixo do esperado para o período. As temperaturas oscilarão entre 17 °C e 31 °C. 

O COP-BH manterá o seu funcionamento em tempo integral, 24 horas por dia, todos os dias da semana, ficando com a atenção voltada para as ocorrências relacionadas com as chuvas.  Este ano, 145 colaboradores da Sala de Controle Integrado do COP-BH passaram por treinamentos no Protocolo de Atuação Integrada em Eventos de Chuva e diversos exercícios simulados foram realizados com a participação de agentes de campo para possibilitar respostas ágeis para eventuais ocorrências.  

O monitoramento das ocorrências e a emissão de alertas são feitos pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), e as informações encaminhadas ao COP-BH para que sejam compartilhadas com as instituições da Prefeitura de BH envolvidas mais diretamente nos trabalhos, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig, Gasmig e Copasa.  

Ao fim de cada evento climático, o trabalho tem continuidade, com as ações coordenadas de resposta e recuperação da cidade. Com o acompanhamento e apoio do COP-BH, equipes da Defesa Civil vão vistoriar locais com risco de desabamento, a Urbel realizará vistorias e obras em áreas de risco geológico e servidores da SLU recolherão o acúmulo de entulho e lixo e desobstruem vias e bocas de lobo. Já os agentes de manutenção da Sudecap trabalharão na identificação de buracos e recuperação de ruas e avenidas. Com esse trabalho coordenado e integrado, é possível fazer com que a cidade retome sua rotina, rapidamente. 

Para este ano, a Prefeitura contará com um novo recurso para otimizar o poder de resposta das instituições encarregadas de atuar nos eventos relacionados com as chuvas. O sistema de radiocomunicação digital que atualmente é utilizado pela Guarda Municipal permitirá que o efetivo do GMCBH, da BHTrans e também dos agentes da Defesa Civil operem em uma mesma frequência, disponibilizada pelo COP-BH. Os equipamentos possuem também GPS integrado, permitindo uma melhor gestão do deslocamento de viaturas e dos agentes em campo. 

Investimentos em prevenção 

Como forma de evitar os efeitos da chuva na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte vai investir cerca de R$ 1 bilhão em ações de prevenção. Uma delas é um programa robusto com mais de 300 obras por toda a cidade.  São bacias capazes de reter 1 milhão de caixas d´água com 1 mil litros em cada uma, e intervenções em mais de 260 encostas para dar mais segurança e tranquilidade para famílias que vivem em áreas de risco. 

Ainda no campo da prevenção, a PBH tem um trabalho intenso de limpeza urbana – com foco especial nos córregos da cidade, para impedir o assoreamento dos cursos d’água, diminuindo os riscos de enchentes – e emissão de alertas pela Defesa Civil, de forma que a população possa ser alertada sobre situações de perigo. 

Diante de ocorrências inesperadas e/ou de riscos potenciais que possam ocasionar consequências graves à população, a Prefeitura de BH está preparada para agir.  A Defesa Civil e a Urbel, por exemplo, manterão plantões técnicos 24 horas por dia. A BHTrans disponibilizará 300 agentes para o bloqueio de vias, enquanto a Guarda Municipal manterá 49 viaturas e 124 agentes para atuar no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços isolados. 

A Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações de vigilância e controle das arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela e ações e de animais sinantrópicos nocivos (ratos e escorpiões). A SLU mantém equipes de plantão nos domingos e feriados para limpeza dos entulhos. 

Confira aqui os preparativos da PBH para o período chuvoso.