Pular para o conteúdo principal

PBH inova ao convocar de maneira regionalizada 378 professores aprovados
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH inova ao convocar de maneira regionalizada 378 professores aprovados

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicará neste sábado (26) a nomeação de 378 professores aprovados no concurso público regido pelo Edital 01/2021. Desse total, 228 profissionais atuarão nas escolas de Ensino Fundamental e outros 150 nas escolas de Educação Infantil (EMEIS). A lista completa poderá ser conferida no Diário Oficial do Município. 

A novidade no processo é que a Prefeitura realizou uma seleção de maneira regionalizada, com vagas distribuídas em três macrorregiões: Região 1 (Barreiro, Noroeste e Oeste), Região 2 (Centro-sul, Leste e Nordeste) e Região 3 (Norte, Pampulha e Venda-Nova). Para cada localidade, observou-se as cotas para negros e pessoas com deficiência. O investimento anual das convocações será de R$18,7 milhões. 

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Neves, o novo formato estimula a permanência dos novos servidores nas lotações, já que tiveram a oportunidade de escolher a região previamente. "Dessa maneira, otimizamos nossos processos de trabalho ao evitar movimentações entre funcionários”. 

No próximo mês, outros 379 docentes deverão ser nomeados. A expectativa é que até fevereiro de 2023 um total de 757 professores, aprovados neste concurso, estejam em exercício nas escolas. 

Posse 

Os candidatos deverão apresentar a documentação exigida para viabilizar a posse no prazo de até 20 dias, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação da nomeação. Para informações sobre a documentação necessária, basta acessar “Exigências do Serviço”, na página de serviços do portal da PBH.