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 PBH inicia obras de travessia e passarela sobre o Córrego Túnel Camarões
Foto: Rogério França

PBH inicia obras de travessia e passarela sobre o Córrego Túnel Camarões

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A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as obras de implantação de travessia metálica sobre o Córrego Túnel Camarões e passarela metálica sobre a linha Férrea com o intuito de permitir a travessia segura de pedestres entre a Rua das Petúnias (Bairro Lindéia) e a Rua Sabino José Ferreira (Bairro Tirol), onde está localizada a Escola Municipal Antônio Salles Barbosa. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

 “É uma obra muito importante para a comunidade, pois a execução do empreendimento Tratamento de Fundo Vale do Córrego Túnel Camarões, que teve como objetivo principal a implantação de duas bacias de detenção para reduzir os riscos de inundações na região, eliminou o acesso consolidado pela população neste ponto, que era utilizado para ligação de pedestres entre os bairros Lindéia e Tirol.  Parte dos estudantes da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa utilizavam esse acesso diariamente”, diz o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. 

Para reduzir a distância de deslocamento pela população foram projetadas duas estruturas de transposição totalmente acessíveis sobre os atuais obstáculos, sendo elas a travessia sobre o Córrego Túnel Camarões e a passarela sobre a linha férrea. 

A travessia será implantada sobre o ponto mais estreito da bacia de detenção e interligará a Rua Sabino José Ferreira (próximo à escola) à pista de caminhada do outro lado do córrego, tendo vão livre de 25,44 metros sobre o curso d’água. 

A passarela sobre a linha férrea vai interligar a pista de caminhada à Rua das Petúnias, onde parte do seu desenvolvimento estará localizado em terreno já desapropriado. A passarela foi projetada atendendo às diretrizes mínimas, vencendo uma altura de 4,89 metros sobre a Rua das Petúnias e 7,84 metros sobre a linha. Além disso, contará com um vão livre de 33,50 metros, suficiente para que o desenvolvimento de suas rampas não interfira com faixa de domínio da linha férrea.

Estão sendo investidos R$ 3,7 milhões com recursos próprios da Prefeitura e do Fundo Municipal de Saneamento nestes serviços e a previsão de conclusão é para o segundo semestre deste ano.