Pular para o conteúdo principal

PBH inicia obras de recuperação e sinalização de avenidas na Pampulha
Foto: PBH/ Divulgação

PBH inicia obras de recuperação e sinalização de avenidas na Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as obras e serviços para recuperação funcional do pavimento e sinalização das avenidas Presidente Tancredo Neves, Heráclito Mourão de Miranda e Altamiro Avelino Soares. As vias apresentam alto fluxo de veículos utilitários e são itinerários de diversas linhas do transporte coletivo, o que faz delas importantes corredores para a mobilidade na região da Pampulha.  

 

Ainda serão feitas as sarjetas ao longo de todos os trechos, necessárias para a devida condução e direcionamento das águas das chuvas, e será implantada nova sinalização. As três avenidas apresentam pavimentos com sua vida útil ultrapassada, comprometendo o conforto no rolamento, a segurança dos usuários e a mobilidade no local.

 

Supervisionados pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), os trabalhos começaram na avenida Altamiro Avelino Soares, via de menor impacto na mobilidade, e continuarão de forma concomitante com as avenidas Presidente Tancredo Neves e Heráclito Mourão de Miranda, sendo que estas frentes estão previstas para ter início ainda este mês.

 

"As vias são de tráfego intenso e os pavimentos apresentavam péssimas condições de conservação, por isso é necessário um trabalho mais complexo, que vai além de um recapeamento convencional”, explica o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes. “Para receber o novo asfalto será necessário fazer também toda a reabilitação das camadas inferiores, o que garante a qualidade e durabilidade do novo pavimento”, acrescenta. 

 

Serão investidos R$ 41,5 milhões de recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) nestes serviços, e a previsão é que os trabalhos estejam concluídos no 1º semestre de 2024.