Pular para o conteúdo principal

PBH inicia obras de drenagem e urbanização da rua Nove de Abril, na Dandara
Foto: Rogério França

PBH inicia obras de drenagem e urbanização da rua Nove de Abril, na Dandara

criado em - atualizado em

A partir deste mês, a rua Nove de Abril, no Bairro Trevo/Dandara, na regional Pampulha, começa a receber obras de urbanização. Localizada na divisa entre duas regiões da capital, ocupando um terreno entre os bairros Trevo, na Pampulha e Céu Azul, em Venda Nova, a Comunidade Dandara possui hoje cerca de 1.350 famílias morando nas mais de 20 ruas transversais que atravessam a avenida Dandara, principal via de acesso à comunidade.

 

Os serviços serão supervisionados pela Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e incluem a execução das obras de implantação de rede de drenagem pluvial e pavimento em alvenaria poliédrica. Além disso, serão executadas demolições e remoções, trabalhos em terra, execução de passeios e meio-fio. Serão investidos R$ 4,7 milhões com recursos próprios da Prefeitura e a previsão de conclusão dos serviços é para o 2º semestre deste ano.

 

A Rua Nove de Abril é uma das principais da comunidade. “A ocorrência de alagamentos na região é frequente e por se tratar de uma via com baixa declividade longitudinal e não pavimentada, os alagamentos dificultam ainda mais o tráfego pelo local. A implantação da rede de drenagem que fará a captação e a devida condução do volume de chuvas e a posterior pavimentação em alvenaria poliédrica da Rua Nove de Abril, vão proporcionar à população local maior mobilidade e mais qualidade de vida”, explica o subsecretário Leonardo Gomes.

 

Desde que a comunidade conquistou no empreendimento 97 do Orçamento Participativo (OP 2015/2016) a elaboração do Plano de Regularização Urbanístico (PRU), a Administração Municipal assumiu  o compromisso de regularizar o loteamento e vem fazendo diversas melhorias na região. A Dandara já conta com infraestrutura básica relativa à água, coleta de esgoto e energia elétrica instalada nas áreas passíveis de consolidação/regularização, tais como a avenida Dandara e as ruas Geraldo Orozimbo, dos Jardins, Camilo Torres, da Escola e dos Quilombos.