Pular para o conteúdo principal

 PBH inicia obras de drenagem e contenção de encosta na Rua Luiz Franzen de Lima
Rogério França/PBH

PBH inicia obras de drenagem e contenção de encosta no Bairro Xodó Marize

criado em - atualizado em

A prefeitura Municipal de Belo Horizonte iniciou as obras de drenagem pluvial e contenção de encostas na Rua Luiz Franzen de Lima, no Bairro Xodó Marize, Região Norte. Também será feita a implantação de gabião nas margens do Ribeirão Isidoro. A obra vai permitir que a água da chuva seja conduzida de forma adequada e não cause transtornos aos moradores, além de resolver o problema de erosão que afeta as margens do córrego. Estão sendo investidos R$2,2 milhões de recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento na obra e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o primeiro semestre de 2024.

As intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte lançado em março pelo prefeito Fuad Noman. Os serviços estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). As fortes chuvas nos anos anteriores causaram a erosão no local, além disso, parte da estrutura de contenção das margens do Ribeirão Isidoro desmoronou.

“A execução de contenção nas margens do Ribeirão Isidoro trará estabilidade para as moradias próximas ao local, bem como para a via de mão dupla existente, por onde trafegam veículos leves, pesados e de tração animal. Além disso, será instalada uma rede de drenagem pluvial para reduzir o volume do escoamento superficial proveniente das chuvas,” explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.