Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

PBH inicia cadastramento de pessoas com comorbidades para vacina contra Covid

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes/puérperas residentes na capital, receberem a vacina contra a Covid. O início da vacinação será divulgado assim que Prefeitura receber nova remessa de doses da vacina. 

 

O cadastro foi aberto nesta sexta-feira, dia 30, e será encerrado na segunda, dia 3 de maio, às 23h59. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente com recebimento do BPC não precisam se cadastrar. 

 

As pessoas com comorbidades devem se cadastrar no portal da Prefeitura. Já o cadastro para gestantes e puérperas deve ser feito neste link. Não serão aceitos envio por e-mail ou por telefone. A Prefeitura orienta guardar a confirmação enviada por meio eletrônico para maior agilidade no dia da vacinação. 

 

Para ser vacinado será necessário, além de realizar cadastro, reunir documentos para comprovar a condição (exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica) e ficar atento ao calendário de vacinação, que acontecerá em 2 fases, seguindo orientação do Ministério da Saúde, e conforme a disponibilização de vacinas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

 

Na fase I, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

  • Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
  • Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
  • Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
  • Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. 

 

Na fase II, serão vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:

  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes. 

 

As pessoas com comorbidades com 60 anos ou mais já estão contempladas na priorização por faixa etária. Já o público incluído como prioritário para vacinação contra a Covid-19 neste grupo, são os indivíduos que se enquadram em uma ou mais condições de saúde, que podem ser verificadas neste link.