Pular para o conteúdo principal

PBH inicia ações operacionais para melhoria do transporte coletivo
Foto: Divulgação/PBH

PBH inicia ações operacionais para melhoria do transporte coletivo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, iniciará na segunda-feira, dia 23, uma série de ações na infraestrutura das vias de Belo Horizonte com o objetivo de melhorar a velocidade do transporte coletivo por ônibus. Serão mais de 20 km de faixas exclusivas operacionais, ajustes em pontos de embarque e desembarque, além de operações de tráfego em cruzamentos com maior volume de veículos para garantir o acesso dos ônibus às faixas preferenciais. As ações operacionais serão feitas em várias regiões da cidade.  

 

Implantação de faixas exclusivas operacionais

 

A implantação de faixas exclusivas traz um ganho de eficiência para os ônibus, reduzindo o tempo de viagem dos usuários. Elas são implantadas com mais rapidez  pois não necessitam de obras físicas, apenas faixas indicativas, placas e pinturas no pavimento. Três locais vão receber as faixas exclusivas operacionais na próxima semana, que vão funcionar nos horários de pico. Nos outros horários o trânsito nos locais estará liberado para os demais veículos.

 

Locais

Extensão da Faixa

Início da operação

Horário de funcionamento

Rua Espírito Santo

(Entre rua dos Caetés e avenida do Contorno)

0,3 Km

23/8

16h às 19h

Rua Itajubá

(Entre rua Curvelo e avenida do Contorno)

0,15 Km

24/8

6h às 9h30 e 

16h às 19h

Rua São Paulo 

(Entre avenidas Amazonas e Afonso Pena)

0,3 Km

25/8

16h às 19h

 

Readequação de pontos de embarque e desembarque de passageiros 

 

O ponto de ônibus localizado na avenida Cristóvão Colombo, altura do número 336, entre avenida Getúlio Vargas e rua Tomé de Souza, que atende a dez linhas de ônibus, será reajustado.  Vai ser criado um novo ponto, 20 metros à frente, próximo à esquina da rua Tomé de Souza, para reduzir o número de linhas por ponto tornando o embarque mais ágil. Cada ponto vai atender a cinco linhas. Placas indicativas vão informar os usuários sobre as mudanças. 

 

Novas intervenções operacionais estão programadas para os próximos meses. Após a conclusão, todas as intervenções  serão analisadas para avaliar o ganho na operação do transporte coletivo.