Pular para o conteúdo principal

Prática de Lian Gong
Vinícius Santiago/PBH

PBH incorpora o Lian Gong no Centro de Educação Ambiental Centro-Sul

criado em - atualizado em

Atividade física é uma das principais formas de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, incorporou o Lian Gong nas atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA) Centro-Sul, instalado no Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins, que fica na Rua Cobre, 114, bairro Cruzeiro.

 

Os encontros acontecem três vezes por semana, às terças, quartas e sextas-feiras, sempre às 8h. Qualquer pessoa interessada em realizar as atividades do Lian Gong pode comparecer ao parque e se juntar espontaneamente aos grupos para as práticas. Embora seja notável a presença maciça do público da terceira idade, é importante ressaltar que pessoas de todas as idades podem participar.

 

A bióloga, analista de políticas públicas e coordenadora do CEA Centro-Sul, Laiena Ribeiro, explica que o Lian Gong é uma das atividades que auxiliam o Centro a trabalhar temas relacionados à Educação Ambiental. “O Lian Gong é muito importante quando se entende que meio ambiente e saúde trabalham lado a lado na qualidade de vida, e que ela parte também da relação do homem com os elementos da natureza e outros seres vivos. Tendo em vista que o CEA Centro-Sul conta com uma demanda específica uma vez que recebe, além dos moradores da regional, um grupo significativo de pessoas de todas as idades que trabalham, estudam ou passam pela região, o nosso objetivo foi trabalhar uma educação ambiental que fosse ao máximo inclusiva, tanto em termos etários quanto na diversidade de atividades”, destaca.

 

Formado por 18 Terapias, o Lian Gong é uma ginástica corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, que trabalha o corpo e a mente, buscando o prolongamento da vida com qualidade. Ele ajuda a prevenir e tratar dores crônicas no corpo e tem atuação importante na melhoria do funcionamento dos órgãos internos, das articulações e do metabolismo.