18 Maio 2024 -
A nova sede da Inspetoria Regional Venda Nova da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte foi inaugurada na manhã deste sábado (18), em solenidade que contou com as presenças do prefeito Fuad Noman e de lideranças da região.
Localizada na antiga sede do Centro de Saúde Rio Branco, na rua Joviano Coelho Júnior, a inspetoria recebeu obras de adequação que foram realizadas pela equipe da Gerência de Manutenção da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova (CARE-VN).
A nova sede conta com uma infraestrutura composta por uma recepção, guarita, gabinete do coordenador, sala do Administrativo, auditório, almoxarifado, auditório, dois banheiros e dois vestiários masculinos, um banheiro e um vestiário feminino, e dois refeitórios. Com uma equipe de 111 guardas municipais, incluindo sete agentes femininas, caberá à Inspetoria Regional Venda Nova atender à demanda dos 42 bairros que compõem a região. Nela existem 29 escolas municipais de ensino fundamental, 17 escolas municipais de ensino infantil, 17 Centros de Saúde, uma UPA, um CERSAM, cinco parques municipais e duas estações do BHBus.
Acompanhado pelo secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas e pelo coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Silvinho Rezende, o prefeito Fuad percorreu as instalações do novo equipamento, sendo conduzido pelo subinspetor Reinaldo Morais Barbosa, coordenador da Inspetoria. O operário Odailton Rodrigues Messias, escolhido como representante de todos os demais que atuaram na obra, também acompanhou a visita.
A Guarda Civil Municipal tem sua estrutura dividida em inspetorias, para garantir o atendimento descentralizado e eficiente às nove regiões que compõem a capital. Cabe às inspetorias realizar o patrulhamento preventivo de todos os equipamentos públicos municipais da área sob sua responsabilidade, fazendo rondas periódicas a pé e em viaturas, para garantira a segurança dos usuários e servidores das escolas, unidades de saúde, parques, e demais equipamentos municipais. É atribuição do efetivo de cada inspetoria combater o vandalismo, a desordem urbana e a deposição clandestina de entulho nas praças e vias públicas.