Pular para o conteúdo principal

PBH inaugura ponte sobre Córrego Ressaca e melhora trânsito no Castelo
Rodrigo Clemente/PBH

PBH inaugura ponte sobre Córrego Ressaca e melhora trânsito no Castelo

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou nesta terça-feira (19) a ponte sobre o Córrego Ressaca na Avenida Heráclito de Mourão Miranda, na confluência entre os bairros Castelo, Santa Terezinha e Serrano. A nova estrutura, com cerca de 19 metros de comprimento, tem duas pistas, uma no sentido Castelo e outra no sentido Santa Terezinha, que permitirão a interligação em linha reta das avenidas Altamiro Avelino Soares e Ayres da Mata Machado, contribuindo significativamente para a melhoria do trânsito na região. 

Além da construção da ponte, os trabalhos incluíram demolições e remoções de passeios, revestimento asfáltico e meio fio, sondagem rotativa, contenção com gabião e implantação de drenos, dentre outras obras complementares. A Prefeitura investiu, de recursos próprios, aproximadamente R$5,6 milhões.

O prefeito Fuad Noman destacou que antes da realização da obra, motoristas e pedestres precisavam percorrer longo trajeto para transitar de uma via a outra, problema solucionado com a inauguração e liberação do trânsito na ponte. “As pessoas demoravam muito tempo para atravessar, porque tinha que ir lá na frente, cerca de 2,5 km para fazer o contorno, um desperdício de tempo. A partir de agora vai diminuir muito o trajeto, será possível atravessar direto, com semáforo e os carros respeitando a passagem”, disse o prefeito.

O investimento da PBH trouxe benefícios para a região que vão além da questão viária. “Essa obra trouxe melhor fluidez ao tráfego, menor deslocamento de pedestres e de carros, bem como o tratamento dos taludes do canal”, explica Henrique Castilho, superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), autarquia responsável pela supervisão da obra.