4 November 2024 -
Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte irá iluminar de azul o edifício sede; a Praça da Estação; e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, para lembrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e do diabetes. Como parte das ações, os profissionais da rede SUS-BH, nos atendimentos de rotina, farão abordagens para ressaltar a necessidade da assistência integral à saúde das pessoas.
O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não apresenta sintomas, por isso é preciso procurar os serviços de saúde rotineiramente para garantir a avaliação e orientação. Somente neste ano foram registrados 170 óbitos em residentes da capital, além de cerca de mil internações em decorrência da doença. A Secretaria Municipal de Saúde mantém os atendimentos durante todo o ano.
O fluxo para o atendimento na rede SUS-BH consiste no usuário procurar o centro de saúde de referência, que a partir de uma avaliação clínica, identifica se há necessidade de algum exame laboratorial e/ou de imagem. Um dos exames utilizados é o Antígeno Prostático Específico (PSA), que é realizado na própria unidade básica de saúde e o resultado é liberado após 72 horas da coleta. Em 2024, até 30 de setembro, foram feitos mais de 94,6 mil testagens.
Caso seja necessário um atendimento especializado em urologia ou exames de imagem, como ultrassonografia ou biópsia, é agendada uma consulta, de acordo com a prioridade desse paciente. Somente em 2024, até 30 de setembro, foram 18,6 mil atendimentos urológicos.
Diabetes
Atualmente, são cerca de 213 mil pessoas com diagnóstico de diabetes na capital e a rede SUS-BH conta com estrutura e profissionais treinados, para atender os pacientes com a doença. O município mantém vigilância constante dos indicadores de saúde com o objetivo de acompanhar e desenvolver estratégias para fortalecer a assistência à população.
Na rede SUS-BH é feito um rastreamento durante os atendimentos, de acordo com fatores de risco, o que contribui na identificação dos casos de diabetes. A assistência é ofertada nos 153 centros de saúde, onde são realizadas avaliações para diagnóstico da doença. Há também ações para promoção e prevenção à saúde, além da oferta de tratamento multidisciplinar e dispensação de medicamentos, quando necessário.
Para apoiar as ações de conscientização, em 23 de novembro será realizada a maratona on-line multidisciplinar “24h pelo Diabetes”, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A programação será transmitida no canal oficial do próprio conselho, no YouTube. Com isso, diversos espaços e monumentos de diferentes regiões do País, além de Belo Horizonte, estarão iluminados na cor azul para alertar sobre a retinopatia diabética, uma complicação comum da diabetes que pode resultar na perda parcial ou total da visão se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno.