Pular para o conteúdo principal

PBH homenageia alunos do Superar que participaram dos Jogos Escolares de MG

criado em - atualizado em
Em cerimônia realizada na terça-feira, dia 13 de agosto, no salão nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil homenageou os atletas, técnicos e auxiliares do programa Superar que participaram dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2019, que aconteceram de 29 de julho a 3 de agosto, em Uberlândia. Durante a cerimônia, que contou com a presença dos familiares dos atletas, o prefeito entregou um certificado da Prefeitura a cada um dos integrantes da equipe, em reconhecimento pela participação nos Jogos.

 

Com 40 medalhas e 11 troféus, os atletas do Superar obtiveram o melhor resultado da história do programa nas modalidades paralímpicas dos Jogos. “Parabéns a toda essa meninada por essa quantidade grande de medalhas que veio para Belo Horizonte. Eu quero agradecer às mães e a todos vocês, porque a cidade está muito orgulhosa do que vocês fizeram. Essas medalhas são muito importantes”, disse o prefeito Alexandre Kalil.

 

O prefeito afirmou que tem um olhar especial para o Superar, que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte. Desde 2017, a Prefeitura vem investindo na ampliação do programa. “Quero dizer às mães que isso nada mais é do que a obrigação da Prefeitura. Então, vocês fiquem tranquilas. O programa só tende a melhorar com mais verba, mais gente, mais locais, porque esse é um programa que interessa pessoalmente ao prefeito. Quero deixar um beijo no coração de vocês. Parabéns pelas medalhas, a Prefeitura está muito orgulhosa de todos vocês”, assinalou.

 

 

Investimentos para ampliação

Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama Ana Laender, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado e a professora doutora Andressa da Silva de Melo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Gostaria de dizer que é uma honra receber vocês aqui. Parabenizo os campeões. Que continuem com mais garra, mais treino, e que muitas outras medalhas possam vir. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no programa Superar e desejo muito mais sucesso e mais competições”, afirmou Ana Laender.

 

O secretário Elberto Furtado destacou os investimentos para a ampliação do programa Superar que vêm sendo feitos desde 2017. “Quando nós assumimos, o programa tinha 600 vagas. Atualmente, temos 900, um aumento de 50%. E a expectativa para o final do governo serão 1.200 vagas”, relatou.  

 

Elogiando a Prefeitura pelos investimentos no programa, a professora doutora Andressa da Silva de Melo reforçou a importância da parceria com a UFMG, que vai proporcionar intercâmbio de conhecimento entre a universidade e o Município, além de estrutura de treinamento para os atletas do programa.  

           

“É uma parceria importante, que junta políticas públicas com a academia, e vem para alavancar tanto os universitários com deficiência da UFMG quanto os atletas, as crianças e os adolescentes em destaque do Superar. Eles podem fazer um treinamento específico de alto rendimento e, quem sabe, um dia se tornarem atletas paralímpicos de renome nacional e internacional, levando o nome de Belo Horizonte para todo o Brasil e para o mundo”, disse.

 

 

O programa    

O Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São mais de 900 alunos inscritos em 16 modalidades esportivas. O programa conta com dois centros de referência e sete núcleos regionalizados, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte, da Associação de Surdos e do núcleo da UFMG, que começou a funcionar no dia 6 de agosto passado.

 

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. 

 

Os requisitos para participar do Superar são ter idade superior a seis anos e apresentar laudo de deficiência. O ingresso é condicionado à disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos telefones 3277-4546 e 3277-7681.