Pular para o conteúdo principal

PBH formaliza doação de terreno para Instituto Federal no Barreiro
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH formaliza doação de terreno para Instituto Federal no Barreiro

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman assinou nesta quarta-feira (3) protocolo governamental para a cessão, pelo município, de terreno para a instalação de unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Barreiro. A área de quase 8 mil metros quadrados fica em trecho das ruas Américo Magalhães e Gerson Coelho e será cedido a título gratuito durante 20 anos, prorrogáveis. 

Caberá ao IFMG a responsabilidade por todas as despesas relativas à construção, incluindo a obtenção das devidas autorizações legais para realização das obras e implantação da unidade, bem como da manutenção, conservação e preservação da integralidade do bem imóvel. 
    
O campus de Belo Horizonte será o 18º em Minas Gerais e a estimativa do Ministério da Educação é que tenha cerca de 1,4 mil alunos. Os cursos a serem ofertados ainda não estão definidos.

A instalação de unidade do IFMG em Belo Horizonte é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo federal. Ficou acertado que o município cederia  o terreno, enquanto a União investiria cerca de R$ 30 milhões para reformas e compra de equipamentos. 

O acordo foi firmado em fevereiro, durante evento realizado em Belo Horizonte com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Fuad Noman. Há a expectativa que uma segunda unidade possa ser instalada na capital. 

O IFMG 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores. Todos os cursos do IFMG são gratuitos. 

O ingresso em algum curso técnico ou superior do Instituto pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou dos processos seletivos de Vestibular e Exame de Seleção, realizados duas vezes por ano.