Pular para o conteúdo principal

Filas com centenas de mudas de árvores

PBH faz plantio simbólico no Dia da Árvore

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza às 14 horas, desta sexta-feira, dia 21, na área verde da Serra do Engenho Nogueira (rua Engenho do Sol, bairro Jardim Alvorada) um plantio simbólico em comemoração ao Dia da Árvore. Serão plantadas espécies nativas de Ipê dentro do programa Montes Verdes. Desde o início do programa, em 2016, a área já recebeu mais de cinco mil árvores, sendo cerca de  2.100 espécies nativas de Mata Atlântica e Cerrado plantadas só neste ano.
 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a PBH vai plantar cerca de 900 mudas até o fim de 2018. “A Prefeitura de Belo Horizonte tem se preocupado muito com as áreas verdes da capital e fazer um trabalho de reflorestamento e de plantio é trazer de volta para os belo-horizontinos a qualidade de vida que as áreas verdes trazem. Estamos trabalhando insistentemente para que para cada árvore suprimida em Belo Horizonte, uma outra da espécie correta,  da forma correta e em local adequado, seja plantada na cidade ”, afirmou.

 

Educação Ambiental na Serra do Engenho Nogueira

A Serra do Engenho Nogueira é a segunda de maior altimetria da cidade, alcançando quase 1.000 metros de altitude, inferior apenas ao Complexo da Serra do Curral e Serra do Rola Moça, localizados na região Sul de BH. A recuperação vegetal de todas as áreas verdes da do local trará benefícios não só para a região, como também para o meio ambiente e para  a cidade.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está destinando recursos de compensação ambiental para proteger essa área verde e permitir a sua recuperação integral. Para que isso ocorra, é fundamental o apoio e conscientização de toda a comunidade do entorno da área, praticando ações como por exemplo:
 
- Nunca jogar entulhos e outros resíduos nas áreas verdes; 
- Nunca iniciar incêndios;
- Não plantar árvores nas áreas verdes sem prévia autorização da Prefeitura de Belo Horizonte. Espécies exóticas podem tornar-se verdadeiras pragas,  dificultando os trabalhos de recuperação; 
- Não utilizar as áreas para criação de animais ou como quintais particulares. São áreas públicas fechadas para recuperação ambiental; 
- Nunca entrar nas áreas sem autorização ou sem acompanhamento de agentes da PBH. São áreas que não estão preparadas para receber o público com segurança e tais locais oferecem riscos de acidentes; 
- Caso identifique danos às áreas verdes do município, ligue 153.

 

 

Projeto Montes Verdes

Criado em 2016, o Projeto Montes Verdes é uma ação de indução à recuperação e revegetação de áreas degradadas em Belo Horizonte. O foco inicial do projeto são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, recursos humanos existentes na própria Prefeitura, doações e recursos advindos das compensações do licenciamento ambiental.
 

O projeto da Serra do Engenho Nogueira é um trabalho piloto que vem sendo acompanhado e avaliado por estudo específico na SMMA. O objetivo é chegar a um modelo que permita induzir e revegetar áreas verdes ou de preservação permanente (APPs) entre outras, de modo eficaz, desburocratizado e a baixo custo para, futuramente, replicá-lo a outras áreas da capital.