Pular para o conteúdo principal

PBH faz parceria com a ONU para criação de polos de desenvolvimento na capital
Rodrigo Clemente/PBH

PBH faz parceria com a ONU para criação de polos de desenvolvimento na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte firmou uma parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) para o desenvolvimento de novos polos de qualificação do espaço urbano na capital. O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito Fuad Noman e o diretor e representante do UNOPS no Brasil, Fernando Barbieri. A iniciativa, chamada de Programa de Qualificação das Centralidades, prevê investimento de R$ 135 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano das Centralidades em projetos nos próximos quatro anos.

A parceria, coordenada pela Secretaria Municipal de Política Urbana, vai viabilizar, nas noves regionais da capital, o desenvolvimento de polos econômicos, sociais, culturais e ambientais, em áreas definidas como Centralidades pelo Plano Diretor de Belo Horizonte (Lei 11.181/19). Ao longo dos próximos anos, a cidade será contemplada com ações de melhoria de espaços públicos, arborização, integração dos modos de transporte, dinamização das atividades econômicas, dentre outras.

De acordo com o prefeito Fuad Noman, os projetos que serão contemplados vão levar o desenvolvimento para toda a cidade. “É preciso conduzir o ordenamento do território, dando prioridade à provisão de infraestrutura e serviços, bem como a iniciativas de geração de emprego e renda em regiões, para além da área central, que se destacam pelo imenso potencial”, disse.

O Programa de Qualificação das Centralidades prevê uma cooperação dividida em três resultados. O primeiro é o planejamento, gestão, monitoramento e controle; o segundo é a implementação e consolidação das iniciativas do Programa e, por fim, a avaliação final da cooperação.

A expectativa é que a cooperação seja um grande passo frente aos desafios de equacionar necessidades de moradia, proteção ambiental, desenvolvimento econômico, mobilidade, dentre outras demandas cotidianas de toda a cidade.

O UNOPS é um organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras sustentáveis e gestão de projetos. Presente em mais de 80 países e com atuação no Brasil desde 2012, o Escritório atua principalmente em projetos de infraestrutura (com, por exemplo, a construção de escolas e hospitais), iniciativas de recuperação socioeconômica, apoio em compras e logística, urbanização de assentamentos e modernização do sistema de justiça juvenil.