Pular para o conteúdo principal

PBH faz levantamento de demandas profissionalizantes no Santa Lúcia
Foto: PBH/ Divulgação

PBH faz levantamento de demandas profissionalizantes no Santa Lúcia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está finalizando o trabalho de pesquisa com os moradores dos 19 conjuntos residenciais construídos pelo Programa Vila Viva Santa Lúcia, com o objetivo de identificar as necessidades e demandas da comunidade em relação a cursos profissionalizantes e capacitações voltadas para o empreendedorismo local.

 

Esses conjuntos contam com 566 unidades habitacionais entregues e estão localizados nas áreas residenciais Santa Lúcia, Tarde Azul, Principal e Bicão, situadas nos aglomerados Santa Lúcia e Morro do Papagaio. Até o momento, já foram aplicados cerca de 140 questionários durante as abordagens feitas pela equipe social. Os formulários podem ser preenchidos durante as entrevistas porta a porta ou posteriormente, pelo próprio morador, com a utilização de um QR Code.

 

Após a coleta e análise dos dados, será possível propor ações de qualificação profissional para o mercado de trabalho ou de fortalecimento de negócios próprios por meio de formações em empreendedorismo, adequadas às necessidades e demandas apresentadas pelas famílias, permitindo o direcionamento dos recursos do eixo de desenvolvimento socioeconômico do Programa de forma mais precisa. Os resultados dessas ações visam proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os moradores dos conjuntos residenciais do Vila Viva Santa Lúcia.

 

De acordo com a coordenadora social do Programa, Alessandra Duarte, a participação dos moradores é fundamental para a obtenção de bons resultados. “Ao responder o questionário, as pessoas estão contribuindo diretamente para a formulação das ações futuras. Compreender as áreas de interesse, habilidades e aptidões dos moradores é essencial para oferecermos cursos e capacitações alinhados com suas necessidades, auxiliando no desenvolvimento econômico e social dessas famílias”, concluiu.

 

Nos últimos dias, a equipe da Urbel está intensificando o trabalho de abordagem nos conjuntos residenciais para concluir a etapa de aplicação dos questionários e reforça a importância da colaboração de todos os moradores. Serão realizados plantões aos sábados para facilitar a participação e garantir que um maior número de pessoas possa contribuir e expressar seus interesses.