Pular para o conteúdo principal

PBH faz homenagens no dia de Combate à Violência contra os Idosos
Foto: Divulgação/PBH

PBH faz homenagens no dia de Combate à Violência contra os Idosos

criado em - atualizado em

Para marcar o Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania preparou uma demonstração de carinho e respeito em tempos de isolamento social. A partir das 9h, uma serenata itinerante terá o trajeto iniciado no Centro de Referência da Pessoa (CRPI) e passará por diversas residências de idosos e idosas atendidos pelo município. 

 

Serão homenageados 15 usuários do Centro de Referência da Pessoa Idosa, com intervenções artísticas de música, teatro, além da entrega de violetas para cada idoso. O objetivo da ação é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa, visando a sua valorização, a mudança de atitudes e o repúdio aos atos de violência. A ação compõe o Junho Violeta. 

 

A atividade conta com a participação da equipe do CRPI, equipamento vinculado à Diretoria de Políticas para Pessoa Idosa (DPEI). Durante as apresentações, serão respeitados os protocolos de segurança indicados pelas instituições sanitárias, além da utilização de EPI’s pelos participantes da ação. 

 

Junho Violeta 

 

O Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte e a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), organizam anualmente a campanha do Junho Violeta. 

 

A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. A iniciativa integra um movimento global.