Pular para o conteúdo principal

PBH faz blitz para reforçar a proteção de crianças e adolescentes no Carnaval
Foto: Stênio Lima

PBH faz blitz para reforçar a proteção de crianças e adolescentes no Carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes reforçam, durante o período de Carnaval, campanhas de conscientização pela proteção desse público no município. O “Carnaval da Proteção” entra na avenida pelo enfrentamento do trabalho infantil, combate à violência sexual e à venda de bebida alcoólica para pessoas menores de 18 anos.

 

Uma ação de panfletagem e atividades lúdicas na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), no Centro, nesta quinta-feira (16), marca o início das atividades que se estendem por todo o período momesco. A partir das 10h, agentes municipais envolvidos na proteção de crianças e adolescentes distribuirão adesivos, máscaras e panfletos com informações e instruções sobre as principais formas de violência e como fazer denúncias durante a folia. O objetivo da ação é conscientizar turistas e belo-horizontinos para os riscos de uma infância desprotegida, além de apresentar a rede de defesa de crianças e adolescentes, que estará em atuação durante o Carnaval.

 

Ao longo do Carnaval, adesivos serão distribuídos aos foliões para reforçar as mensagens: a venda de bebidas alcoólicas é proibida para crianças e adolescentes; o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes; e trabalho infantil, nem de brincadeira! Blocos de grande projeção, como o Então, Brilha! reforçarão a campanha durante seus desfiles.

 

Centros Culturais e Centros de Referência de Assistência Social, das nove regionais da cidade, serão multiplicadores da campanha, descentralizando o Carnaval da Proteção e garantindo que mais famílias se informem sobre o assunto.

 

Plantão

 

O Conselho Tutelar estará de plantão em tempo integral para atender os chamados. Em caso de suspeita ou confirmação de violação dos direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve ser acionado imediatamente pelo telefone (31) 3277-1912. O Disque 100 também pode ser utilizado para registrar denúncias de violações de direitos.