Pular para o conteúdo principal

PBH faz alterações em linhas de ônibus para atender população da Região Norte
Arte/PBH

PBH faz alterações em linhas de ônibus para atender população da Região Norte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte alterou o itinerário das linhas 738 (Estação Vilarinho/Conjunto Zilah Spósito) e 740 (Tupi/Mirante) para atender o pedido dos moradores da região. Os novos itinerários começam a valer a partir da próxima terça-feira, dia 23. 

As mudanças foram aprovadas em reunião da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) da regional Norte, a partir de demanda da comunidade para melhoria dos deslocamentos dos usuários do transporte coletivo.  

A divulgação dessas melhorias foi realizada por meio da distribuição de folhetos e cartazes na região, nos ônibus e na Estação Vilarinho. Para conferir os novos itinerários e os novos pontos, acesse o Portal da PBH.

Melhorias no transporte coletivo

Em 2023, mais de 500 ônibus novos foram incorporados ao sistema, todos com ar-condicionado e suspensão a ar, além de contar com tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6. Isso significa redução em até 80% da emissão de gases poluentes, além de garantir um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável.

Além dos ônibus, foram incluídas novas viagens no sistema, que já contabiliza 23.985 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos. Aos finais de semana e feriados foram acrescidas 615 viagens. Foram contempladas 221 linhas de ônibus, ou 74% do total.

Também foram criadas novas linhas e itinerários foram adequados para atender demandas dos usuários, especialmente para o deslocamento a postos de saúde.  

Ao longo do ano foi garantida a gratuidade na passagem para alguns públicos específicos – benefício que será mantido por tempo indeterminado. É o caso do auxílio transporte mulher, passe integral para estudantes da rede pública, vale transporte saúde e passe livre nas linhas que circulam nas vilas e favelas.