Pular para o conteúdo principal

PBH fará mais uma edição do Projeto “Uma noite no Aquário” nesta sexta-feira (2)
Foto: Livia Ansaloni/PBH

PBH fará mais uma edição do Projeto “Uma noite no Aquário” nesta sexta-feira (2)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar nesta sexta-feira (2) mais uma edição do Projeto “Uma noite no Aquário”, que consiste em uma visita guiada, no período noturno, aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco, e aos bastidores deles. A atração representa uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e, acima de tudo, conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos. Entre eles, o destaque é o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil.

Esta edição também vai contar com a atração “O outro lado do aquário”, uma das mais apreciadas pelos visitantes. Nela são mostrados os bastidores e os cuidados dedicados aos mais de três mil peixes do local, além do trabalho em prol da conservação desses animais, especialmente das espécies ameaçadas de extinção.

Nesta sexta-feira, o projeto também vai contar com a parceria da equipe do Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fará uma exposição e um bate-papo didático com as crianças e as famílias sobre os peixes de água doce, os impactos da ação humana e formas de contribuir para a conservação. 

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país. 

Entre as cerca de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas, além de espécies ameaçadas de extinção. 

Vale lembrar que a visita noturna tem acesso exclusivo pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento prévio. Para a visita aos bastidores, é necessário se inscrever em um dos grupos que serão organizados no próprio local. Ao chegar, basta o visitante procurar um dos educadores ambientais e manifestar o interesse. 

Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco

Data: 2/6/2023
Horário:  das 19h às 22h (entrada até 21h).
Local: entrada exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha.
Informações sobre valores de ingresso (pedestres e veículos): na página da Fundação de Parques, menu “Preços e horários”