Pular para o conteúdo principal

Técnica da Urbel conversa com morador da Vila Estrela beneficiário das obras de urbanização
Foto: Divulgação/PBH

PBH entrega obras do OP no Aglomerado Santa Lúcia

criado em - atualizado em

Os moradores da Vila Estrela, no Aglomerado Santa Lúcia, região Centro-Sul da cidade, terão um Natal diferente este ano, com mais segurança e mais conforto. Neste mês de dezembro foram entregues, pela Prefeitura de Belo Horizonte, obras de urbanização do Orçamento Participativo (OP) que representam uma transformação na vida das famílias beneficiadas com os empreendimentos. 

A comunidade, por meio da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça), recebeu as intervenções em evento com a presença das equipes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), que executou a obra e realizou o trabalho social, e da Subsecretaria de Participação Popular. 

Além da construção de 48 unidades habitacionais, as obras entregues incluem a implantação dos becos Sete Lagoas e Sem Nome, cercamento e tratamento de área remanescente; a urbanização do Beco Boa Esperança, com obras de contenção, drenagem, esgotamento sanitário e complementares; e a interligação da rua H com a rua Brasília. 

Também foram construídas duas outras moradias na rua H, para o reassentamento de famílias que foram removidas pelas obras e não tinham composição compatível com o apartamento, e o complemento do cercamento do Parque Ecológico Zoroastro Torres.

 


Menos risco

A família de Elizabete Rodrigues, representante da Comforça, foi uma das beneficiadas com um dos 48 apartamentos novos e está muito feliz com a situação da vila e também com a casa nova. “Aqui era tudo beco, barranco, muito mato e áreas de risco. Na chuva caía barranco em cima das casas e entrava água também. Hoje, graças a Deus tá essa maravilha que você está vendo aqui. Melhorou o acesso, a vista ficou mais bonita e o risco diminuiu”, afirmou.    

E para quem cresceu na vila, e vê a transformação do local com as obras, não faltam motivos para comemorar. O padeiro Marcelo Isac Silva mora na região há 37 anos e conta que as intervenções trouxeram para a comunidade a esperança de dias melhores. “A obra ficou excelente. Aqui era uma região muito carente. Tinha muita casa em risco de desmoronamento e o acesso a outras ruas e becos era muito difícil. Já teve vários acidentes com pessoas levando material de construção para casa. Agora o acesso está ótimo e estou muito satisfeito com o meu apartamento. Em vista das casas que a gente morava e do risco que corria, agora temos tudo agregado: conforto e risco zero”, definiu. 

 

 

20/12/2017. Obras do OP no Aglomerado Santa Lucia. Fotos: Divulgação/PBH