16 June 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte entrega à população nesta segunda-feira (19) o 45º centro de saúde construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Localizado na Rua Carioca, 820, o Centro de Saúde Padre Eustáquio terá capacidade de realizar, em média, 2,5 mil atendimentos por mês, beneficiando uma população vinculada de cerca de 17,3 mil usuários dos bairros Padre Eustáquio, Gameleira, Coração Eucarístico, Marmiteiros, Minas Brasil, Monsenhor Messias, Jardim Montanhês, Caiçara-Adelaide, Carlos Prates, Aeroporto Carlos Prates e Dom Cabral. Além do equipamento, a PBH vai entregar mais 11 novos centros de saúde até dezembro de 2024.
Foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões para a construção do Centro de Saúde Padre Eustáquio, que funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.
A população terá acesso aos seguintes serviços na nova unidade: atendimento à demanda espontânea, consultas eletivas, realização de eletrocardiograma e Testes Rápidos, serviço de vacinação, coleta para exames laboratoriais, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos, atendimento ao paciente agudo com observação, controle de zoonoses com os Agentes de Combate às Endemias e o serviço Fale com a Equipe.
O prédio do Centro de Saúde Padre Eustáquio tem dois pavimentos e sua estrutura é composta por 17 consultórios, sala de vacina, sala de coleta e ECG, Farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos Agentes de Combate à Endemias, sala de espera, recepção, área administrativa, sala de triagem, sala de observação e procedimentos, além de sala de curativos, área de saúde bucal, consultórios odontológicos, sala dos Agentes Comunitários de Saúde, banheiros para pessoas com deficiência.
Os profissionais do Centro de Saúde Padre Eustáquio atuarão em quatro equipes de Saúde da Família (compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes Comunitários de Saúde); duas equipes de Saúde Bucal (com cirurgião dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal) e equipe de apoio em Saúde Bucal (composta por cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal).
O centro de saúde também contará com enfermeiros de apoio, ginecologista, pediatra, clínico, psiquiatra, auxiliares/técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social, profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) que atende os Centros de Saúde Padre Eustáquio e Carlos Prates (composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional), além de agentes de Combate às Endemias e supervisor de zoonoses.
Novas unidades
Em maio, a Prefeitura de Belo Horizonte assinou aditivo contratual para a construção de mais seis centros de saúde até o final de 2024, no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). As novas unidades beneficiarão cerca de 77 mil pessoas no Barreiro, Venda Nova, Pampulha e Região Leste da capital.
A previsão era que até o final de 2024 fossem entregues mais sete centros de saúde para a população, incluindo a unidade do Padre Eustáquio, que começa a funcionar nesta segunda-feira (19). Esse número agora passa para 13 unidades. O contrato inicial, que previa a construção de 50 unidades, passa a contar com 56 centros de saúde que serão entregues pela PBH até dezembro de 2024.
O funcionamento das 13 novas unidades beneficiará uma população de aproximadamente 175 mil pessoas, levando assistência de melhor qualidade para diversas regiões de Belo Horizonte e uma média de 3 a 5 mil atendimentos mensais em cada novo centro de saúde.