Pular para o conteúdo principal

PBH entrega mais uma obra em área de risco geológico no Taquaril
Divulgação/PBH

PBH entrega mais uma obra em área de risco geológico no Taquaril

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou aos moradores mais uma obra em área de risco geológico no Taquaril, região leste. A encosta na Rua Ruth de Freitas, que havia deslizado, agora oferece segurança para pedestres e veículos que passam pela via. A melhoria contou com um investimento do município de cerca de R$2,9 milhões para a execução da contenção da encosta com cerca de 5 metros de altura no ponto mais alto, e 64 metros de comprimento; aterramento e reparo da via; recuperação da calçada e cercamento da área verde, que está em fase de conclusão.

Welington da Silva, morador que atua no movimento comunitário da região, trabalhou na obra como vigia, e está muito satisfeito com o resultado. “Aqui estava perigoso, teve que ser interditado e os carros tinham que dar uma volta grande pra passar. Prejudicou o acesso das crianças também. Aí a Urbel entrou e fez as contenções. Graças a Deus agora passa ônibus, caminhão, e os moradores ficaram mais seguros”, comemorou.

Para Marcus De Moro, também atuante na Associação Comunitária, a Prefeitura está cada vez mais próxima da comunidade, que tem sido atendida em várias demandas. “Além dessa obra, a urbanização no bairro também é muito importante. A Prefeitura está mais atuante no Taquaril e está asfaltando ruas que não eram asfaltadas, abrindo novos acessos em becos, fazendo escadaria. A comunidade fica feliz, vai participando mais, e isso é muito bom”, concluiu.

Segundo o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte - Urbel, Claudius Vinícius Leite, além da obra que foi realizada agora na rua Ruth de Freitas, em uma intervenção realizada em anos anteriores, a Urbel retirou e reassentou as famílias que viviam em áreas de risco no local e implantou a via, melhorando o acesso e a segurança. Com isso, quando ocorreu o acidente com a encosta, não haviam moradores no local.

“Isso é um exemplo da importância do trabalho de prevenção ao risco geológico desenvolvido pela Prefeitura. Nós atuamos em várias frentes em relação ao risco. Estamos sempre monitorando e fazendo obras para que a vida do cidadão seja preservada. No período de seca nos concentramos nas obras, e quando as chuvas começam, intensificamos as vistorias, que ocorrem o ano todo com a solicitação do morador. Quando identificamos sinal de perigo, retiramos as famílias do local e fazemos o atendimento pela Política Municipal de Habitação”, explicou.