Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega mais uma etapa de obras prevenção de enchentes na Avenida Vilarinho
Foto: Rogério França/PBH

PBH entrega mais uma etapa de obras de prevenção de enchentes na Vilarinho

criado em - atualizado em

A primeira etapa das obras de prevenção de enchentes na Avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, acaba de ser concluída pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o término dos trabalhos no Córrego do Nado. Iniciada em maio de 2019 pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), foram intensos os trabalhos de tratamento do fundo de vale e controle de cheias na bacia do córrego do Nado, que compreende a sub-bacia do Córrego Lareira e sub-bacia do córrego Marimbondo.

Foram construídas duas bacias de concreto armado, no trecho entre as ruas Hye Ribeiro e Elce Ribeiro, com a função de reter e controlar a vazão da água dos córregos e, consequentemente, reduzir o risco de inundações no encontro das avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos. Além disso, foram feitas redes de drenagem e interceptoras de esgoto e urbanização de trecho de vias do entorno. Neste empreendimento foram investidos aproximadamente R$ 98 milhões, incluindo o projeto, a obra, indenizações e desapropriações, com recursos repassados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do Fundo Municipal de Saneamento.

O Superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, comenta que a obra vai beneficiar os moradores locais, além de promover o bom funcionamento do sistema para prevenção de enchentes. “Nós temos um compromisso com a população e temos trabalhado fortemente para que a chuva não seja motivo de risco e preocupação para os moradores desta região de Venda Nova. Nós sabemos que há muito tempo os moradores estão esperando por isso. A expectativa é de que, ao regular as vazões dos córregos Marimbondo e Lareira, melhore a capacidade de escoamento do córrego Vilarinho”, explica Castilho.

No final do ano passado, a Sudecap também entregou a segunda etapa das obras na Vilarinho que é a caixa de captação construída no emboque do Ribeirão Isidoro, localizado na avenida Vilarinho com rua Doutor Álvaro Camargos e rua Maçon Ribeiro. A estrutura hidráulica tem capacidade de armazenar volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros), recebendo o volume excedente das águas de chuvas.