Pular para o conteúdo principal

Prédio do Complexo de Saúde do Barreiro com grade e grama verde
Divulgação/PBH

PBH entrega Complexo de Saúde do Barreiro

criado em - atualizado em

O prefeito Alexandre Kalil e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, entregam nesta sexta-feira (22/12), à população de Belo Horizonte, o Complexo de Saúde do Barreiro, uma estrutura moderna e ampla que integra importantes e essenciais serviços de saúde em um mesmo espaço: o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e, futuramente, o Centro de Reabilitação (CREAB). 

O Complexo de Saúde Barreiro foi construído em uma área de cerca de quatro mil metros quadrados. As obras foram iniciadas em 2013, mas ficaram paradas por quase dois anos a partir de 2015. Em 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a retomada das obras, com investimento de R$ 13,7 milhões. 

Os quatro serviços funcionarão de forma independente. O Centro de Saúde Barreiro, o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas funcionavam em outros endereços, com áreas físicas que já não comportavam nem atendiam à demanda da população. Já o Centro de Reabilitação será um novo serviço para os moradores da capital, com previsão de início das atividades em 2019. 

 

 

Centro de Saúde Barreiro de Cima

O novo centro oferece 18 consultórios, além de sala de vacina, espaço para coleta de exames, farmácia, sala de observação com dois leitos, sala de odontologia com cinco cadeiras odontológicas e sala para a equipe de zoonoses. A unidade conta com cinco Equipes de Saúde da Família (ESF), além de equipe de apoio. A população da área de abrangência do centro é de aproximadamente 17.800 usuários. Em média, a unidade atende 350 pessoas por dia. 



Centro de Especialidades Médicas – CEM Barreiro 

Oferece atendimento médico especializado para os moradores de Belo Horizonte, com consultas em cinco especialidades: ortopedia, cardiologia, mastologia, dermatologia e otorrinolaringologia. No local também são realizados pequenos procedimentos ambulatoriais, biopsia de mama e exames de eletrocardiograma. O serviço conta com 14 médicos, que atendem em dois turnos. O serviço atende, em média, 120 pessoas por dia. 



Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Barreiro 

Oferece tratamento em sete especialidades odontológicas: endodontia, ortodontia, portadores de necessidades especiais, perio, prótese, cirurgia bucomaxilo e odontopediatria. No local também são realizados RX odontológicos. O serviço conta com 15 profissionais. O atendimento no CEO é realizado via encaminhamento do paciente via Centro de Saúde. Em média, são realizados 110 atendimentos por dia. 



Centro de Reabilitação - CREAB

Foi planejado para contar com uma sala de Hidroterapia, um ginásio de ortopedia e fisioterapia, um ginásio de terapia ocupacional, dois ginásios de neurologia infantil (fisioterapia e terapia ocupacional), dois ginásios de neurologia adulto (fisioterapia e terapia ocupacional), duas salas de reunião, um ginásio para atividade de vida diária, sala para atendimento respiratório, duas salas de órtese e prótese, 14 consultórios, vestiários para pacientes, além de sala para suporte administrativo.


O Complexo de Saúde Barreiro está localizado à Rua Menelick de Carvalho, nº 10, Barreiro de Cima.