Pular para o conteúdo principal

PBH entrega certificados a mais de 400 alunos de cursos de inclusão digital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou, na quinta-feira, dia 4 de julho, certificados para mais de 400 alunos dos cursos de inclusão digital ofertados pela Prodabel. Ao todo, receberam os certificados 465 alunos de 35 turmas dos cursos de Informática Básica, Formação e Vivência em Informática para Jovens de Telecentros, Planilha Eletrônica Aplicada, Manutenção de Computadores, Mídias Digitais, Educação Ambiental, Autonomia Digital para Idosos e Programação de Computadores.

 

Um dos destaques é o de Programação de Computadores, curso profissionalizante voltado para moradores em áreas de vulnerabilidade social. “É um processo muito importante, existe uma demanda muito grande no mercado por esse tipo de profissional e a participação da Prefeitura na formação dessas pessoas tem um papel fundamental para uma cultura digital mais aprofundada, para a empregabilidade e até para a formação de uma cidade mais inteligente”, ressaltou o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.

 

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, destacou a importância da formação dos alunos. “É muito marcante esse momento que estamos vivenciando aqui, são mais de 400 alunos formando nesse importante programa de capacitação que é realizado pela Prodabel. É muito gratificante para nós, que estamos no meio político e no exercício da função da administração pública, perceber que é possível fazer e fazer com qualidade aquilo que se espera de nós”, considerou.

 

Alguns dos alunos saem do curso já inseridos no mercado de trabalho, como é o caso de Jéssica de Oliveira, estudante de 17 anos. “No começo, pensei que seria muito difícil fazer programação de sites, parecia muito complicado, mas, ao contrário do que eu imaginava, tive muito apoio e muitas pessoas para ajudar. Esse é um curso inovador, foi um dos melhores cursos que fiz e, além disso, já saio daqui com uma vaga de emprego na própria Prodabel”, contou.

 

A solenidade contou também com a presença do diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Wilson Diniz Wellisch, parceiro da Prefeitura no projeto “Computadores para a Inclusão”, do governo federal. Por meio do projeto, computadores são recondicionados para serem destinados a ações de inclusão digital. Na cerimônia, foram doados 400 computadores recondicionados pela Prodabel para escolas públicas de Minas Gerais.