Pular para o conteúdo principal

PBH e União começam a discutir urbanização na área do Aeroporto Carlos Prates
Foto: Divulgação/PBH

PBH e União começam a discutir urbanização da área do Aeroporto Carlos Prates

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta segunda-feira, à Secretaria de Patrimônio da União, a proposta de urbanização para a área de mais de 500 mil metros quadrados onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates, na região noroeste da capital. A entrega do documento, que será agora analisado pela SPU e pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC),  configura importante passo no processo de transferência definitiva da área para o município. 

Na reunião, realizada em Brasília, a assessora especial da Secretaria de Governo, Lídia Vasconcellos, e o subsecretário de Planejamento Urbano, Pedro Maciel, apresentaram ao Secretário Lúcio de Andrade as propostas da Prefeitura, que incluem habitações de interesse social, parque, centro esportivo, escolas de ensino infantil e fundamental, centro de saúde e unidade de pronto atendimento (UPA). 

Na sexta-feira passada (2), técnicos da SPU estiveram no aeroporto para verificar como está a desmobilização da área. Desde o último dia 31 de maio está proibida a decolagem de aeronaves, e qualquer retirada de material, maquinário e equipamentos deve ser feita exclusivamente por via terrestre até 30 de julho. 

A Prefeitura de Belo Horizonte assumiu a guarda e vigilância da área em 1º de abril, por meio de convênio entre município e União em vigor até setembro. A expectativa é que a proposta seja validada de forma a viabilizar a transferência definitiva do terreno para que o município possa dar  início às próximas etapas de elaboração do projeto.