Pular para o conteúdo principal

Representante da UEMG e secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, sentadas à mesa, assinando um papel.
Foto: Gabriel Patim

PBH e UEMG disponibilizam vagas em curso para professores da Educação Infantil

16/05/2019 | 21:56 | atualizado em 25/06/2019 | 11:10

Com o objetivo de oferecer formação aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação que ainda não possuem graduação, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) assinaram, nesta quinta-feira, dia 16, um termo de cooperação, que disponibilizará 470 vagas para o curso superior de Licenciatura em Pedagogia. As inscrições terão início na próxima segunda, dia 20, e as aulas começarão já em agosto deste ano.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, a oferta de formação a um grupo grande de professores ao mesmo tempo trará muitos benefícios à cidade. “Sem a parceria, cada profissional teria que buscar sua trilha de formação. Quando conseguimos oferecer uma formação em bloco, criamos a possibilidade de ter na Rede um momento importante de reflexão sobre a qualidade desta oferta do ensino público. É uma convergência que mira sempre uma oferta de qualidade para a população de Belo Horizonte”, ressaltou a secretária.

 

A formação tem duração prevista de quatro anos, com carga horária de 3.420 horas, distribuídas em disciplinas formativas (2.805 horas), estágio supervisionado (405 horas) e atividades complementares (210 horas). Ainda de acordo com a secretária, há dois objetivos claros no empenho da Prefeitura e da UEMG na formalização dessa parceria. “Além de investir na qualidade da oferta pública de Educação, estamos primando pelo cuidado com o profissional e por toda a Rede Municipal de Educação. Ao estabelecermos na carreira do professor para a Educação Infantil a prioridade do ensino superior e oferecermos essa formação, temos como objetivo impedir uma defasagem desse professor que entrou para a carreira com a formação apenas no Ensino Médio”, afirmou.

 

As vagas disponibilizadas para os professores para a Educação Infantil, fazem parte da política da Prefeitura de Belo Horizonte de incentivar a formação continuada e as boas práticas dos professores e demais profissionais que atuam na Rede Municipal. No ano passado, foram ofertadas para os profissionais da Educação, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 360 vagas em nove cursos de pós-graduação. Em 2019 serão disponibilizadas outras 80. Além disso, no último ano, mais de 32 mil vagas foram oferecidas em formações continuadas ministradas na Secretaria de Educação e em parceria com outras instituições.

 

Confira o edital do processo seletivo de ingressantes ao curso de Licenciatura em Pedagogia.


Últimas Notícias

Setembro verde: mês da pessoa com deficiência. Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável. Torcedores com deficiência entram em campo na luta pela inclusão

Torcedores com deficiência entrarão em campo com atletas do Cruzeiro e do Flamengo neste sábado, dia 21/9, no Mineirão.

20/09/2019 | 23:18
Casal passeia com criança em cadeira de rodinhas e outroas pessoas caminham na Savassi, no domingo, durante o dia. BH é da Gente oferece ioga, encontro de carros e orientação nutricional

Show de talentos, ioga, encontro de carros e orientação nutricional são atrações do BH é da Gente no domingo, dia 22/9.

19/09/2019 | 20:26