14 March 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae se unem em projeto de capacitação para agricultores familiares urbanos. A qualificação gratuita é destinada a 80 agricultores urbanos da capital, beneficiários da política municipal de apoio à agricultura urbana.
Belo Horizonte possui atualmente 57 Unidades Produtivas de agricultura urbana geridas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Estes espaços promovem a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos e são vitais para a segurança alimentar e nutricional da população. Além disso, promovem geração de renda, desenvolvimento local sustentável e coletividade nas comunidades. Atualmente, as unidades produtivas utilizam as feiras e os editais de ocupação para a comercialização de seus alimentos.
As vagas para as capacitações são destinadas às unidades produtivas das nove regiões do município, beneficiando diretamente 80 agricultores urbanos em mais de 700 horas de capacitação. De março de 2025 a setembro de 2026, os agricultores vão participar de oficinas voltadas para a governança, modelo de negócios, gestão, precificação e controles financeiros, vendas, marketing, estudo logístico, distribuição e aproximações comerciais em Belo Horizonte. O projeto prevê a criação de um ambiente favorável à organização dos negócios, à gestão das unidades produtivas, e o alcance de novos mercados.
“O projeto reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a política municipal de Agricultura Urbana e a agroecologia. São mais de 122 mil m² de área cultivada por essas unidades, que não apenas garantem a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos, mas também promovem a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável em nossas comunidades. Ao promover a capacitação e formação em parceria com o Sebrae Minas para as agricultoras e agricultores beneficiados pela política, estaremos não apenas ampliando os conhecimentos, mas também fortalecendo a economia local e a geração de renda”, ressalta a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues.
“A implementação da agricultura familiar contribui para a recuperação e ocupação de áreas degradadas e a manutenção adequada dos terrenos, ao utilizar técnicas agroecológicas de conservação do solo, manejo integrado de pragas, cobertura de solo e incentivo à agrobiodiversidade. Queremos também promover a qualificação e a formação de agricultores urbanos, proporcionando a ampliação e o alcance de mercados. Em parceria com a prefeitura de BH, queremos ainda promover a disseminação da produção agroecológica, proporcionando o aumento de faturamento destes agricultores e a geração de renda para essas famílias”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.