Pular para o conteúdo principal

 Projeto Anjos de Capacete vai treinar 60 motofretistas em primeiros socorros e direção defensiva
Foto: Divulgação/PBH

PBH e SAMU treinarão 60 motofretistas em primeiros socorros e direção defensiva

criado em - atualizado em

A segunda edição do Projeto "Anjos de Capacete", promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com o iFood, começa nesta segunda-feira, dia 29. Serão capacitados 60 entregadores, divididos em duas turmas. Com essa edição, o projeto terá formado um total de 145 motofretistas da cidade, já que o primeiro treinamento, ocorrido entre julho e agosto deste ano, foram 85 condutores de motocicletas capacitados. Todos eles poderão ser multiplicadores do aprendizado. 

Os participantes vão passar por aulas com conteúdos sobre segurança viária, ministrados pela BHTrans, e um treinamento prático, aplicado pelo SAMU. Os motofretistas vão aprender e praticar as técnicas de primeiros socorros e de pilotagem preventiva. O treinamento seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e todos vão receber kits com álcool gel, máscaras de proteção, capacete e jaqueta. 

A ação visa reduzir o número de acidentes com motocicletas. No ano passado foram registrados  7.611 acidentes de trânsito em Belo Horizonte envolvendo motos, sendo 68 motociclistas mortos. Segundo a coordenadora do projeto Vida no Trânsito da BHTrans, Jussara Bellavinha, os jovens são as principais vítimas dos acidentes com motocicletas. “Por isso a importância dessa ação da prefeitura de Belo Horizonte que visa salvar vidas que são perdidas diariamente no trânsito”. 

O planejamento da abordagem sobre segurança viária procura ampliar os conhecimentos que os condutores já possuem, seja para a habilitação do motorista ou mesmo na experiência diária. “O curso foi desenvolvido especificamente para o atendimento desse público com o diferencial de acrescentar conteúdos para sua vida e prática nas ruas e avenidas da cidade, como se fosse uma pós-graduação. Abordamos diversos conhecimentos sobre o trânsito, as vias, fatores às vezes imperceptíveis de risco a acidentes, a importância da incorporação de hábitos diários preventivos, antes mesmo de sair de casa, e durante a sua jornada pelas vias da cidade”, afirma Maria Augusta Gatti, gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans. 

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado e um capacete  branco que lhes permitirá ser facilmente identificados nas ruas. Ao se tornarem oficialmente “anjos de capacete”, poderão atuar nos primeiros socorros prévios até a chegada da unidade do SAMU. Com três edições já realizadas nas cidades de São Paulo e Recife, a expectativa do iFood é levar a iniciativa para outros municípios brasileiros, impulsionado por parcerias público-privadas. Além de Belo Horizonte também estão previstas edições do projeto em Porto Alegre e Fortaleza.