Pular para o conteúdo principal

PBH e projeto Arte em Cores selecionam artistas para criação de murais na cidade
Foto: André Amparo

PBH e projeto Arte em Cores selecionam artistas para criação de murais na cidade

criado em - atualizado em

Mais cor e mais arte para as paisagens das nove regionais de Belo Horizonte. A capital mineira recebe a primeira edição do Arte em Cores, iniciativa de valorização da arte urbana. O projeto irá selecionar propostas apresentadas por artistas e/ou coletivos artísticos para realização de murais, a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, entre outras. A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos 27 artistas, sendo três de cada uma das nove regionais de Belo Horizonte. Cada um vai produzir uma obra na propria regional, fortalecendo a conexão com o território. A partir desse grupo, serão selecionados nove artistas para participarem da segunda etapa, que será a criação coletiva de um painel artístico na região central de Belo Horizonte.

 

Com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Arte em Cores BH une forças com o Circuito Municipal de Cultura e integra a grade de atividades do programa realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura. O regulamento está disponível no Instagram do projeto @arteemcoresbh e no site do Circuito Municipal de Cultura, e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 de maio e 6 de junho.

 

“Com esta chamada, queremos dar visibilidade ao trabalho de jovens talentos e artistas já reconhecidos de todas as regionais de Belo Horizonte, contribuindo, por meio das obras, para transformar as diversas paisagens urbanas que temos na cidade, com cores e com a criatividade dos artistas daqui”, comenta o coordenador do projeto, Gilberto Scarpa.

Para a gerente de Comunicação e Marketing da Cemig, Christie Meira, esta é mais uma oportunidade de a Cemig contribuir com a economia criativa. "Os macro murais sociais são projetos inovadores que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da capital mineira. Além disso, o projeto Arte em Cores BH vai intervir no cinza árido, trazendo beleza e cor para nossa cidade. A Cemig abraça mais uma vez a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade", afirma Christie. 

 

O projeto também pretende fortalecer a conexão dos artistas com a regional onde vivem. “O Circuito Municipal de Cultura e o Arte em Cores BH valorizam e fortalecem os artistas visuais de Belo Horizonte em seus territórios, ressignificando os espaços públicos e reforçando o sentimento de pertencimento à cidade”, comenta a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras.

 

Colorir e transformar a paisagem da cidade - Capacitação e Monitoria

Com a missão de fomentar a arte por toda a cidade, o projeto visa descentralizar a produção artística, ativando diversos espaços expositivos em todas as regionais de Belo Horizonte. Também a capacitação de artistas visuais é uma missão do Arte em Cores, que promove espaços para a troca de conhecimentos e experiências, como aulas on-line sobre arte urbana, técnicas e suportes e mentoria para a produção de obra autoral. O acompanhamento da produção dos selecionados será realizada por profissionais reconhecidos do campo das artes urbanas, como Davi DMS, Fhero e Lidia Viber.

 

Ao longo das etapas do projeto, mais de R$ 57 mil serão destinados como pagamento para os participantes e ajuda de custo para realização das obras.
 

Inscrições

Podem enviar propostas para realização de murais artistas e coletivos artísticos iniciantes e também realizadores com carreiras consolidadas, residentes de Belo Horizonte.  Os proponentes podem inscrever apenas uma obra de sua própria autoria e inédita, com elementos da arte de rua, tais como grafite, colagem, estêncil, lambe-lambe, muralismo, dentre outros.

 

Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário de inscrição on-line disponível no Instagram @arteemcorsebh e no Portal Belo Horizonte, entre os dias 19 de maio e 6 de junho. No dia 13 de junho, serão divulgados os artistas selecionados para a primeira etapa de produção dos murais.

 

A seleção será realizada por uma comissão formada por sete membros, que adotarão como critérios a relevância artística, a criatividade e a originalidade. Também a localização da obra será levada em consideração a partir da relevância histórica e social do local escolhido, da circulação e visibilidade, dos espaços de revitalização urbana e demais aspectos que poderão ser apresentados pelos artistas durante a inscrição. O projeto busca contar com pelo menos 60% de artistas do gênero feminino.
 

Produção de mural coletivo

A seleção de artistas contará com duas fases. Na primeira, serão selecionados 27 artistas, sendo três de cada uma das nove regionais de Belo Horizonte. Cada um vai produzir uma obra na sua regional, fortalecendo a conexão do artista com seu território.

 

A partir dos trabalhos produzidos na primeira etapa, nove artistas serão escolhidos pelo júri, sendo um de cada regional. Os selecionados participarão da criação coletiva de um painel artístico, a ser produzido sob acompanhamento de profissionais convidados, na região central da cidade. O registro audiovisual de todas as obras ficará disponível na galeria virtual do Arte em Cores BH, espaço para ampla divulgação das obras realizadas e portfólio para os artistas.

 

O projeto Arte em Cores é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e Governo de Minas Gerais.
 

Arte por toda a cidade

O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto se dedica à valorização das diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil e colagem. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar as paisagens das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Em Belo Horizonte, o projeto estimula a descentralização da arte urbana, levando novas intervenções artísticas para todas as nove regionais da capital.
 

Serviço

O quê: Inscrições projeto Arte em Cores BH 

Quando: 19 de maio a 6 de junho
Onde: no Instagram @arteemcores e no site do Circuito Municipal de Cultura
Regulamento: CLIQUE AQUI

Formulário de inscrições: CLIQUE AQUI  
Quanto: Gratuito