Pular para o conteúdo principal

PBH e morador da Vila São Lucas fazem obra de eliminação de risco em parceria
Foto: Divulgação/PBH

PBH e morador da Vila São Lucas fazem obra de eliminação de risco em parceria

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte entregou mais uma obra de prevenção de risco geológico na Região Leste da capital. Com orientação técnica e material fornecidos pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Marcos Paulo Evangelista, morador do Beco Guitarra, na Vila Novo São Lucas, executou o projeto elaborado pela Prefeitura, beneficiando quatro famílias do local. As parcerias da PBH com a comunidade têm contribuído pra ampliar o número de intervenções realizadas antes do período chuvoso.

Além dessa, cerca 70 intervenções estão em andamento nas diversas regiões da cidade em parceria com moradores de áreas de risco. E, no período de chuvas, a atenção nestas áreas é reforçada com a intensificação nas vistorias técnicas e monitoramento constante, principalmente nos locais mais críticos, concentrando os esforços no atendimento à população. 

Segundo Laís Melgaço, engenheira civil da Urbel, a intervenção realizada no Beco Guitarra inclui uma escadaria de acesso a moradias, com guarda-corpo e contenção de encosta.  A Urbel foi responsável pelo projeto, pelo fornecimento do material de construção, pelo trabalho social com as famílias e assessoria técnica durante a execução das obras, que foram iniciadas em março deste ano e já estão concluídas. No final do processo, a equipe social reforçou com os beneficiados a importância de preservar a obra e como eles podem contribuir para isso. 

Marcos Paulo Evangelista, morador do Beco Guitarra, e executor da obra, trabalha como pedreiro, e conta que aprendeu muito com a assessoria recebida, e ainda deixou o local mais seguro. “A escada aqui era irregular. Já caiu umas 3 pessoas. O último quase que morreu, ficou uns 3 dias no hospital. Aí a Urbel veio ajudar e nós executamos a escada com a ajuda deles. Do jeito que eles iam mandando eu ia fazendo. Toda etapa que ia iniciar eles vinham e explicavam. Hoje a segurança tá 100% melhor. A gente fica mais tranquilo, que a gente também tem filho pequeno. Eu tinha muito medo dessa escada em época de chuva. Nós estamos muito agradecidos pelo material e pela força que a Urbel deu”, comemorou.