Pular para o conteúdo principal

Viaturas da Guarda Municipal paradas em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa/PBH

PBH e Estado definem estratégias de segurança após atos antidemocráticos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participou de uma reunião conjunta na manhã desta segunda-feira (9) entre as Forças de Segurança do Estado – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público – a Guarda Civil Municipal, a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Política Urbana e a BHTrans para adoção de medidas entre a PBH e o Estado de Minas Gerais, após os atos violentos registrados em Brasília. 

Na reunião, a PGM ressaltou a necessidade de efetivo cumprimento do trecho da decisão que determina a prisão em flagrante dos participantes de atos antidemocráticos por crimes contra o Estado Democrático de Direito. 

O Comandante da Polícia Militar, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, se comprometeu a dar todo o suporte necessário à Prefeitura para que seja realizada a desocupação e a dissolução total da ocupação na Avenida Raja Gabaglia, em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal. Durante a manhã, uma manifestante foi conduzida à delegacia. O Exército também colocou barreiras físicas para impedir manifestações antidemocráticas dentro da área militar.

Após a reunião, a Guarda Municipal, os fiscais da Prefeitura, os agentes da BHTrans e a Polícia Militar mantêm efetivo permanente na Avenida Raja Gabaglia, a fim de manter a via totalmente desobstruída. Por fim, foi definido o reforço do policiamento nos principais equipamentos municipais da cidade, para manter a ordem pública e garantir a segurança da população.