Pular para o conteúdo principal

PBH e Arte em Cores prorrogam inscrições para criação de murais nas regionais
Foto: Rodrigo Rod

PBH e Arte em Cores prorrogam inscrições para criação de murais nas regionais

criado em - atualizado em

Pela primeira vez em Belo Horizonte, o projeto Arte em Cores tem a proposta de valorizar a arte urbana e colorir a cidade, realizando murais nas nove regionais da capital. O projeto irá selecionar propostas apresentadas por artistas e/ou coletivos artísticos para produção de obras a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, entre outras. Serão selecionados 27 artistas e/ou coletivos, sendo três de cada uma das nove regionais de Belo Horizonte. Cada um vai produzir uma obra na regional que reside, fortalecendo a conexão com o seu território. As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até 8 de junho, às 20h, no formulário disponível no Instagram do projeto @arteemcoresbh e no site do Circuito Municipal de Cultura.

 

Podem enviar propostas para realização de murais artistas e coletivos artísticos iniciantes e também realizadores com carreiras consolidadas, residentes de Belo Horizonte. Os proponentes podem inscrever apenas uma obra própria e inédita. A seleção será realizada por uma comissão formada por sete membros, que adotarão como critérios a relevância artística, a criatividade e a originalidade. Também a localização da obra será levada em consideração, a partir da relevância histórica e social do local escolhido, da circulação e visibilidade, dos espaços de revitalização urbana e demais aspectos que poderão ser apresentados pelos artistas durante a inscrição. O projeto busca contar com pelo menos 60% de artistas do gênero feminino.

 

O projeto Arte em Cores é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e pelo governo de Minas Gerais.

 

Arte por toda a cidade

 

O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto se dedica à valorização das diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil e colagem. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar as paisagens das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Em Belo Horizonte, o projeto estimula a descentralização da arte urbana, levando novas intervenções artísticas para todas as nove regionais da capital.

 

Serviço

O quê: Inscrições projeto Arte em Cores

Quando: Até 8 de junho, às 20h

Onde: no Instagram @arteemcores e no site Portal Belo Horizonte, ou nos links abaixo:

Regulamento Arte em Cores

Fomulário de Inscrições 

Quanto: Gratuito