Pular para o conteúdo principal

Agentes da Música convidam para reunião pública sobre o setor
Ricardo Laf

PBH e agentes da música convidam para reunião pública sobre o setor

criado em - atualizado em

Para garantir a participação da sociedade civil nas discussões de uma política cultural voltada para o setor da música, Agentes da Música, com participação dos representantes do setor no Conselho Municipal de Cultura (COMUC), convidam músicos, produtores musicais, empresários de casas e espaços de shows e demais representantes do setor para uma reunião pública. O encontro acontece nesta segunda-feira (12), a partir das 18h30, no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim).  

A ideia é reunir os profissionais do setor, membros do COMUC e da Câmara de Fomento para tratar, entre outros assuntos de interesse, a criação do Fórum Municipal Setorial da Música e o planejamento de uma agenda para sistematizar os encontros futuros. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e limitada à capacidade do auditório.

O objetivo desta reunião é promover a colaboração entre os diversos profissionais da música, criando um espaço para ideias, demandas e desafios serem compartilhados. A proposta é que o Fórum da Música se firme como um canal permanente de trocas entre o setor, a sociedade civil e o poder público, garantindo que o segmento musical tenha uma representação contínua nas decisões políticas que envolvem sua valorização e crescimento.

A reunião contará com a presença de conselheiros de outros Fóruns Setoriais e regionais para promover a troca de experiências, além de membros do setor público, ligados ao COMUC, à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Municipal de Cultura. Essa interação entre as diferentes áreas culturais visa fortalecer a rede de apoio ao setor da música, permitindo um intercâmbio mais amplo e uma visão integrada sobre as questões culturais em Belo Horizonte.

Os fóruns setoriais integram o COMUC, por meio de conselheiros representantes, e contribuem com a construção e a manutenção das políticas culturais de Belo Horizonte. A exemplo dos fóruns já consolidados, como o da Dança, do Audiovisual, da Moda e do Hip-Hop, o Fórum da Música pretende constituir um grupo democrático e participativo para as discussões do setor na capital. O Fórum Setorial da Música de Belo Horizonte pretende estabelecer diálogo com os atores e coletivos do setor, a fim de verificar os interesses comuns e específicos da área, e encaminhá-los ao poder público, além de estabelecer interlocução com o poder público sobre as ações culturais direcionadas ao setor, articulando-se junto ao COMUC.

Serviço

Reunião Pública | Agentes de Música

Data: segunda-feira (12), das 18h30 às 20h30

Entrada gratuita | Sujeita a lotação do espaço

Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim)