Pular para o conteúdo principal

PBH divulga resultado preliminar do Edital Zona Cultural Praça da Estação 2023
Foto: Ricardo Laf

PBH divulga resultado preliminar do Edital Zona Cultural Praça da Estação 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou neste sábado, 16 de março, no Diário Oficial do Município (DOM), o resultado preliminar do Edital Zona Cultural Praça da Estação ZCPE 2023. A partir da publicação, os proponentes que tiverem interesse em solicitar o parecer técnico da avaliação do seu projeto têm um prazo de 2 dias úteis. Após o envio do parecer, o proponente terá mais 3 dias úteis para interposição de recurso. O resultado final sairá após a etapa de análise de recursos. As informações e resultados de cada etapa do edital podem ser acompanhadas no Portal da PBH - pbh.gov.br/zonacultural2023.

 

Confira aqui o resultado Edital Zona Cultural Praça da Estação ZCPE 2023

 

Lançado em 2023, o Edital #ZCPE 2023 visa reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais dentro desta importante região de Belo Horizonte. Podem ser selecionados projetos das áreas de artes visuais e design, audiovisual, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio, teatro, além de propostas multissetoriais. As inscrições dos projetos ocorreram durante o mês de julho de 2023. No total, foram inscritos 104 projetos culturais, um aumento de 103 % em relação à edição de 2022. A previsão é que sejam investidos R$550 mil nos projetos culturais selecionados. Serão aprovados, no mínimo, 6 projetos da categoria “Manutenção de Espaços e Grupos Culturais e Continuidade de Projetos Artístico-culturais” e, no mínimo, 4 projetos da categoria “Programação Artístico-cultural do Território”.

 

A seleção dos projetos é feita pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal, baseada em critérios como a consistência da proposta, sua exequibilidade (orçamento, cronograma, capacidade de articulação e mobilização, entre outros), a acessibilidade e democratização do acesso, além do impacto cultural e efeitos multiplicadores (histórico de atuação na ZCPE, desconcentração dos recursos, formação de público e retorno social). O protagonismo da proposta também é critério de avaliação. O resultado final do Edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), após a análise dos recursos.

 

Sobre a Zona Cultural Praça da Estação ZCPE

 

A Zona Cultural Praça da Estação ZCPE foi instituída formalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2014, sendo constituída por um conjunto de equipamentos culturais públicos e privados, lugar de referência plural para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicional. A região aglutina diversos usos, atividades e manifestações
culturais, em caráter contínuo, que possibilitam a fruição da diversidade cultural presente na cidade.

 

A Zona Cultural Praça da Estação ZCPE busca consolidar e fortalecer um espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade. Ela reúne e dinamiza inúmeros movimentos artísticos, espaços e agentes culturais em suas diversas e plurais manifestações presentes na região, reforçando a cultura de Belo Horizonte em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã. A ZCPE conta ainda com um vasto conjunto arquitetônico protegido por tombamento pela política de proteção ao Patrimônio de Belo Horizonte.

 

SERVIÇO
Resultado Preliminar - Edital Zona Cultural Praça da Estação ZCPE 2023
Resultado: https://dom-web.pbh.gov.br/visualizacao/ato/436183
Informações: pbh.gov.br/zonacultural2023