22 January 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a relação dos projetos qualificados para a Etapa de Habilitação da “Premiação Agentes Culturais”, edital incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O resultado pode ser consultado on-line.
Os candidatos à etapa final devem ficar atentos aos prazos para envio dos documentos solicitados por meio do link do formulário enviado por e-mail. Somente os projetos habilitados serão homologados no resultado final, previsto para ser divulgado até o início de março.
Com orçamento total de R$5,5 milhões, o edital “BH Premiação Agentes Culturais” selecionou para a etapa de habilitação 238 candidatos, distribuídos entre as categorias “Espaços e grupos culturais”, “Culturas populares e tradicionais” (individual e coletivo), “Culturas urbanas” (individual e coletivo”, “Festejos juninos”, “Carnaval” e “Técnico de todas as áreas artísticas.
Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) são incentivados a partir de repasses do governo federal para que estados e municípios implementem ações públicas em editais e chamamentos abertos para a área da cultura.
A PNAB tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os municípios brasileiros. No último ano, a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou três editais - “Premiação de Agentes Culturais”, “Premiação Pontos de Cultura” “Credenciamento de Pareceristas” - somando mais de 15, 6 milhões injetados na cultura da cidade.