Pular para o conteúdo principal

PBH divulga normas para eventos no Parque Municipal
Suziane Brugnara/PBH

PBH divulga normas para eventos no Parque Municipal

criado em - atualizado em

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) publicou portaria com diretrizes para a realização de eventos no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na região central da capital. A proposta visa possibilitar que a área continue sendo utilizada para a promoção da cultura, arte e lazer, gerando o menor impacto possível para a biodiversidade e demais atividades que acontecem no parque e entorno.

Dentre os principais pontos, está a limitação de três eventos noturnos por semestre e a definição do encerramento das atividades até a meia noite, sendo a utilização de som permitida, no máximo, até às 23h. Além disso, os equipamentos sonoros deverão ser posicionados em direção contrária à Alameda Ezequiel Dias, por tratar-se de área hospitalar, e estarem de acordo com a  legislação de emissão de ruídos e limites máximo de decibéis. Foi definido, ainda, o público máximo sendo 5 mil pessoas para eventos realizados na área do Gramadão e 1.500 pessoas para eventos no Largo do Teatro. Esses quantitativos podem ser reduzidos de acordo com o tipo de evento e da estrutura que será montada. Caso outras áreas sejam solicitadas, será analisada a capacidade do espaço.

É importante destacar que as diretrizes da portaria foram validadas pela FPMZB por meio da execução de outros eventos realizados no local durante os últimos anos. Com isso, foi possível aperfeiçoar alguns procedimentos e incluir novos, conforme explica o presidente da FPMZB, Gelson Leite. “Precisamos aproveitar todo o potencial que o Parque Municipal tem como palco para a cultura, mas tendo sempre como prioridade sua importância ambiental para toda a cidade. Durante esses anos e após a realização de diferentes eventos, conseguimos chegar em um formato que visa minimizar possíveis impactos ambientais para a área e também para o funcionamento e do  entorno. Queremos que a população ocupe nossos parques de forma equilibrada e sustentável”, diz Gelson.

Regras para acessibilidade e conscientização ambiental

A portaria detalha as regras para montagem e desmontagem das estruturas, de forma a não danificar as áreas e os equipamentos do parque ou comprometer o seu fluxo de visitantes. Para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao evento, o produtor deverá apresentar um descritivo das rotas de acessibilidade e circulação para o público com deficiência ou mobilidade reduzida.

A educação ambiental também deve constar do projeto do evento por meio de ações de conscientização como: inserção em toda a divulgação do evento, inclusive redes sociais, de dicas de cuidados com as áreas, informações do patrimônio ambiental do parque e mensagens de mobilização e sensibilização quanto à preservação ambiental; realização de atividades de educação ambiental gratuitas para o público, no evento; incentivo do uso de meios de transporte coletivos e solidários para reduzir o número de veículos utilizados, além de diminuir as emissões de gases de efeito estufa; adoção de ações para a redução do consumo de energia elétrica e de água; e utilização de materiais reciclados ou recicláveis e com origem certificada, de acordo com padrões reconhecidos de sustentabilidade.

Todo o lixo gerado, durante o evento, deve ser recolhido e destinado de forma correta, incluindo projetos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos. A portaria completa está disponível on-line.