Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte
Foto: Qu4rto Studio

PBH divulga datas de passeios turísticos no formato city tour e walking tour

criado em - atualizado em

Para despertar o interesse e curiosidade do cidadão belo-horizontino pelos espaços da cidade, apresentar a história e promover Belo Horizonte como uma cidade mais feliz, receptiva, integrada, inovadora e surpreendente, a Belotur promove gratuitamente três temporadas de roteiros, no formato city tour e walking tour. Aos passeios começam a partir desta sexta-feira (28) e vão se estender até fevereiro de 2023. As inscrições já estão abertas e os interessados deverão retirar os ingressos on-line.

 

Idealizado pela Belotur em 2016, os passeios turísticos já estão se tornando tradicionais em Belo Horizonte, levando ao morador a oportunidade de conhecer a sua própria cidade sob novos olhares, estimulando a relação de pertencimento, desenvolvendo sentimentos de identidade, amorização, orgulho, cidadania e, com isso, garantindo o bem-estar social. Serão 16 passeios, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município, que incluem visitas ao Complexo Moderno da  Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros pontos turísticos da capital.

 

“Nossa ideia é que essas atividades sejam um estímulo constante para o despertar de um novo olhar do belo-horizontino pela cidade. Quando os cidadãos se envolvem, passam a conhecer e reconhecer a sua própria cidade, a apropriação de seus valores cria uma identidade. A apropriação de todas as riquezas pelo morador fortalece esses sentimentos de identidade, orgulho e cidadania, característicos de uma cidade mais feliz. Os moradores e turistas têm grande interesse nos nossos city tours e essa ação pode ser também uma oportunidade de sensibilizar receptivos turísticos para que ofereçam roteiros no intuito de promover o destino turístico Belo Horizonte”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Com duração média de 4 horas, os city tours serão realizados em micro-ônibus e os walking tours serão passeios a pé, conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo. A primeira temporada, que começa na próxima sexta-feira (28) e vai se estender até novembro, será a ‘Temporada BH Mais Feliz’, reforçando o Movimento desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte que estimula a realização de atividades regulares e regionalizadas de lazer, arte, cultura, turismo, gastronomia e esportes em espaços públicos da cidade.

 

A ‘Temporada Especial Aniversário de Belo Horizonte’, que terá quatro city tours e quatro walking tours, está prevista para acontecer em dezembro e fará parte das comemorações dos 125 anos da capital mineira. A ‘Temporada Especial Férias’, que fechará a série de passeios, tem previsão de início em janeiro e busca estimular moradores da cidade e turistas a aproveitarem o período, vivenciando experiências por vários espaços de Belo Horizonte. Em todos os passeios haverá uma pequena experiência gastronômica gratuita para os participantes.

 

A Belotur pede às pessoas que fizerem a inscrição, e por algum motivo não puderem comparecer, que façam o cancelamento com antecedência pelo telefone (31) 3277-4975 ou pelo e-mail citytour.belotur@pbh.gov.br, para que outros participantes tenham a oportunidade de experimentar o passeio. A imprensa está convidada para acompanhar os roteiros mediante aviso prévio para reserva de convites e agendamento de fontes.

 

As datas e os locais dos roteiros podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.