Pular para o conteúdo principal

PBH distribui marmitas gratuitas no Cabana com o programa Cozinhas Comunitárias
Amira Hissa/PBH

PBH distribui marmitas gratuitas no Cabana com o programa Cozinhas Comunitárias

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inova mais uma vez na política de Segurança Alimentar e Nutricional na capital. Desde maio deste ano, mais de 375 refeições gratuitas são entregues todos os dias, de segunda a sexta-feira, a moradores da comunidade do Bairro Cabana do Pai Tomás, além de ações de educação alimentar e nutricional. Com a criação do programa Cozinhas Comunitárias, a Prefeitura contribui com o enfrentamento da fome no território, contemplando famílias em situação de extrema pobreza.

Considerado um dos territórios mais vulneráveis da Região Oeste, o Bairro Cabana do Pai Tomás foi escolhido para receber o projeto piloto do Programa Cozinhas Comunitárias, que tem como objetivo garantir o acesso à alimentação saudável e nutricionalmente balanceada para a população em situação de vulnerabilidade social. A oferta de refeições saudáveis e de qualidade é também uma estratégia para reduzir a desnutrição e melhorar a saúde da população.

Para identificação das famílias, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania considerou aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda zero. Foram identificadas 375 pessoas aptas a serem atendidas todos os dias.

As refeições são preparadas no Restaurante Popular IV, que fica no Barreiro, armazenadas em marmitex, transportadas e entregues às famílias pela equipe do Restaurante. A ação conta ainda com o apoio da Associação dos Moradores do Aglomerado Cabana, organização parceira da Prefeitura, que cede e organiza o espaço para a execução do trabalho. Mais de 33 mil refeições já foram entregues até o momento, todas de forma gratuita.

A estratégia do município é ampliar o programa, levando uma Cozinha Comunitária a cada regional da cidade, em especial aos territórios mais vulneráveis e mais distantes dos Restaurantes Populares, garantindo a oferta de refeições prontas e saudáveis em toda a cidade.