Pular para o conteúdo principal

PBH disponibiliza série documental com bastidores da 6ª edição da Virada Cultural
Foto: Divulgação/PBH

PBH disponibiliza série com bastidores da 6ª edição da Virada Cultural

criado em 14/12/2021 - atualizado em 21/12/2021 | 11:03

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, disponibilizará nesta terça-feira, dia 14, a série “TV Técnica - Especial Virada Cultural 2021”, com 10 vídeos que mostram os bastidores das gravações da Virada Cultural 2021, realizada em outubro. Os vídeos têm duração média de 3 a 8 minutos cada, e poderão ser conferidos pelo público no canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube (youtube.com/canalFMC). No material, o público verá parte do trabalho dos mais de 2,3 mil profissionais que atuaram na execução do Festival, que foi realizado pela primeira vez em formato on-line, em função da pandemia de Covid-19.

O projeto "TV Técnica - Especial Virada Cultural 2021" foi um dos selecionados pelo cadastramento de propostas artísticas realizado pela Virada Cultural, e tem autoria do técnico de som Cahue Teixeira. O objetivo é contar um pouco da história de personalidades que trabalham na produção de eventos, conhecidas carinhosamente como “graxa”.

A série documental apresenta uma cobertura de algumas das atrações que integraram a programação da Virada de Belo Horizonte, com entrevistas feitas com trabalhadores da equipe técnica. Eles contaram como funciona a produção geral do evento, seus desafios e os projetos inusitados que já passaram pela programação. Também foi exibido o processo de montagem, passagem de som, luz, vídeo e transmissão de diversas atrações.

“Essa retrospectiva da Virada Cultural de Belo Horizonte 2021 busca dar visibilidade e valorizar o trabalho dos profissionais do setor cultural, um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. Esta edição da Virada foi muito simbólica na medida em que fomentou um grande número de artistas e profissionais dos bastidores, produzindo atrações das mais diversas linguagens artísticas, após o período tão desafiador da pandemia. Esses vídeos são um importante registro da magnitude da produção cultural e evidenciam a relevância econômica da cultura e da sua cadeia produtiva”, afirma Ana Freire, diretora da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura.

Sobre a Virada Cultural 2021

Com o conceito “Cultura Vibra, Viva, Vira”, a Virada Cultural 2021 exibiu, durante 24 horas ininterruptas, atrações pré-gravadas e ao vivo no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, contribuindo para a retomada da cadeia produtiva cultural da capital mineira. A equipe, que atuou por trás das câmeras durante intensos cinco meses de preparação do evento, foi formada por produtores, equipes de gravação, iluminação, edição de vídeo, streaming e sonorização, profissionais de comunicação, intérpretes de Libras, entre tantos outros trabalhadores.

O tempo de exibição total de conteúdos ao vivo somou mais de 187 horas, sendo que foram necessários 24 dias de gravação e edição (entre 21 de setembro e 15 de outubro), sendo 12 dias com sets simultâneos. Ao todo, foram exibidos 329 conteúdos produzidos 100% pela Virada e sete pílulas Vira-Lata. Além deles, mais 163 conteúdos enviados pelos proponentes, que foram editados e finalizados pela produção do evento.

Todas as atrações da edição 2021, pré-gravadas e ao vivo, seguiram todos os protocolos de segurança vigentes no enfrentamento à Covid-19. Todas as informações sobre a edição deste ano estão disponíveis no site viradacultural.pbh.gov.br.