Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

PBH disponibiliza conteúdos culturais para acesso on-line durante distanciamento

criado em - atualizado em

Com o objetivo de oferecer entretenimento e aprendizagem para a população durante o período de distanciamento social - em função do combate ao novo Coronavírus -, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura disponibilizam conteúdos culturais variados e gratuitos dos acervos dos equipamentos públicos municipais. Para facilitar a navegação dos internautas, o material está reunido em uma única página, com livre acesso, nesta página.

Catálogos de exposição, palestras, publicações de artes e acervo digital são alguns dos conteúdos cedidos pelos museus Casa Kubitschek, Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, Museu Histórico Abílio Barreto e Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte.

Órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte também conta com um acervo digital disponível para consulta. Nele é possível ter acesso a documentos textuais, revistas, exposições virtuais e outras publicações sobre a história da cidade.

A rede de bibliotecas municipais também disponibiliza conteúdos on-line sobre a importância da leitura na infância, com cartilha e livro.

A população poderá assistir a painéis de debates e ler a revista do Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no século XXI, realizado em agosto de 2019. O evento fez parte do programa Cultura e Pensamento, da Secretaria Municipal de Cultura, e promoveu debates e reflexões sobre as políticas públicas na área da cultura, com a presença de pensadores, especialistas, artistas e produtores das mais diversas áreas culturais do Brasil e do mundo.

Todos os conteúdos on-line visam incentivar o consumo cultural e  estimular o público a seguir as orientações de isolamento social, medida mais eficaz para a não proliferação do Coronavírus na cidade.