Pular para o conteúdo principal

Banheiro químico.
Foto: Isis Medeiros

PBH disponibiliza 90 pontos fixos de banheiros para o Carnaval 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte preparou um esquema especial para disponibilizar banheiros químicos por toda a capital durante o feriado de carnaval. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, os foliões de Belo Horizonte contarão com 90 pontos fixos de banheiro. Ao todo, serão 1,5 mil cabines em bairros como São Luiz, Esplanada, Santa Amélia, Horto Florestal, Santa Tereza, Floresta, Centro e Savassi. Para conferir o endereço dos pontos, basta clicar aqui e acessar o mapa.

 

Entre pontos fixos, que funcionam apenas no feriado, e cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua, a Belotur disponibilizará 13.342 unidades de banheiro químico para a população entre os dias 4 e 26 de fevereiro. Destes, 192 são adaptados para pessoas com deficiência.

 

O folião que quiser conhecer a disposição dos banheiros volantes antes de curtir a folia, pode acessar o site portalbelohorizonte.com.br/carnaval. No endereço eletrônico também é possível conferir a programação completa do carnaval, endereços de concentração e trajetos dos cortejos.

 

Ainda sobre o tema, durante a folia momesca a SLU promove uma campanha de conscientização da população para o uso dos sanitários. Com o slogan "Use os banheiros químicos. Respeite o chão que você samba", a ação destaca a importância da colaboração dos foliões na manutenção de uma cidade limpa.

 

A pessoa que for pega fazendo xixi na rua pode responder por atentado violento ao pudor (artigo 233 do Código Penal), com detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa. A Polícia Militar realizará, durante o período de carnaval, fiscalizações e abordagens.

 

Limpeza Urbana

 

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está preparando um esquema especial para o Carnaval 2023. O planejamento contempla todas as regiões da cidade, acompanhando os deslocamentos dos foliões e os roteiros cadastrados pelos organizadores.

 

A limpeza das vias mobilizará cerca de 1,4 mil garis, que vão atuar antes da passagem dos blocos, durante os desfiles e depois da dispersão dos foliões. Também serão disponibilizados 10.538 contêineres de 240 litros nos locais da folia, para que as pessoas possam descartar seus resíduos. Além disso, serão instalados 20 contêineres específicos para o recolhimento de vidro. O objetivo da SLU é que a cidade esteja limpa rapidamente após os eventos, tanto para o bem-estar dos foliões quanto para o dos demais cidadãos que não se envolvem com a festa.