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 PBH disponibiliza 295 serviços on-line para facilidade do cidadão
Rodrigo Clemente/PBH

PBH disponibilizou mais 295 serviços on-line em 2023 para facilidade do cidadão

criado em - atualizado em

Para melhorar a experiência do cidadão na utilização dos serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte continua aperfeiçoando as ações de simplificação e digitalização de processos. Somente em 2023, 295 novos serviços digitais foram disponibilizados ao usuário no Portal de Serviços da PBH. Entre eles: Auxílio Transporte Mulher; Aprovação de Projeto Arquitetônico em Área de Bens Protegidos;  Cursos Gratuitos para Inclusão Digital; Fiscalização de Ponto de Taxi, Fiscalização do Transporte Escolar e Transporte Suplementar; Selo Pet Friendly; inscrição em Edital de Feira promovida pelo Executivo; Fornecimento de Joaninhas e Crisopídeos; e Vale-Transporte Saúde.

As facilidades encontradas pelo usuário vêm refletindo no aumento significativo de solicitações abertas nos canais on-line, que atualmente representam quase 90% de todas as demandas registradas na Prefeitura. Dos mais de 578 mil pedidos contabilizados em 2023, 364 mil (63%) foram feitos pelo Portal de Serviços e 151 mil (26%) pelo aplicativo. Entre os serviços mais requisitados ao longo do último ano estão: Identificação do Condutor Infrator – FICI; Tapa-Buraco e Ouvidoria.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte consolida informações sobre 1.390 serviços prestados pela administração municipal, sendo 939 deles com possibilidade de solicitação a partir da própria plataforma. Um aumento de mais de 450% no comparativo com dezembro de 2016, quando apenas 168 serviços digitais eram oferecidos.

A Prefeitura também disponibiliza 128 serviços no aplicativo PBH APP, focados principalmente naqueles que podem ser solicitados rapidamente, como os de fiscalização, conservação e zeladoria da cidade. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e IOS. Quase 290 mil pessoas já utilizam o PBH APP.

Tanto pelo Portal de Serviços quanto pelo app, o usuário pode monitorar todo o andamento do pedido, a partir do número do protocolo. Finalizada a demanda, o cidadão ainda pode avaliar, em uma escala de 1 a 10, a qualidade dos serviços prestados pela administração municipal.

Outros canais de atendimento

Para evitar filas e deslocamentos, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta os usuários a utilizarem os canais eletrônicos (PBH APP, Portal de Serviços). Contudo, também oferta o atendimento pelo telefone 156, com prioridade para informações e serviços relativos à Saúde, Fiscalização, Ouvidoria e Ocorrências de Trânsito. Esse atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h; e nos finais de semana e feriados de 7h às 20h.

Há ainda a possibilidade de atendimento presencial na Central BH Resolve, mediante agendamento prévio para demandas específicas ou para aquelas que não são possíveis o acesso remoto. Na unidade física são disponibilizados 125 serviços ao cidadão. Entre os serviços que necessitam agendamento estão: Alistamento Militar; Revisão e Requerimentos IPTU; Abertura MEI; Serviços Sebrae; Mapa de Oportunidade para o Empreendedor; Atendimento Procon; Serviços da Política Urbana; Sine; Serviços da PGM; Urbel; BHTrans (Serviço-defesa por uso irregular do Cartão BHbus); Ouvidoria. Excepcionalmente, alguns serviços são ofertados sem a necessidade de agendamento, com destaque para Emissão cartão BHBus (Master Idoso, Estudante e Inclusão); Informações Gerais sobre serviços da PBH e Atendimento ao Migrante.

Inclusão digital e orientações

Para auxiliar o cidadão que não tem internet, a Prefeitura disponibiliza mais de 4 mil pontos de Wi-fi em toda a cidade, incluindo espaços e equipamentos públicos, como escolas e estações do Move. O programa de internet gratuita está presente em 100% das vilas e favelas da capital.

A Prefeitura ainda disponibiliza diversas capacitações para inclusão digital e orientações sobre como solicitar serviços municipais.

Uma novidade em 2023 foi a disponibilização do atendimento digital “Consulte a PBH” para facilitar navegação do usuário, com direcionamento rápido para informações e serviços municipais. A solução tecnológica pode ser acessada no Portal de Serviços através de um ícone em formato de balão de conversa, que aparece à direita da tela.  Ao clicar na imagem, o usuário entrará no atendimento digital e deverá clicar em “Iniciar chat”. Em seguida, digitar o número correspondente ao assunto desejado, de acordo com os temas listados para consulta, definidos por serem os mais demandados pela população, como IPTU e serviços relacionados à multa de trânsito.

Para saber informações detalhadas de cada serviço da Prefeitura e quais canais de atendimento utilizar, acesse o Portal de Serviços.