Pular para o conteúdo principal

PBH discute com órgão internacional inclusão em índice de biodiversidade
Foto: Qu4rto Stúdio

PBH discute com órgão internacional inclusão em índice de biodiversidade

criado em - atualizado em

Com o objetivo de incluir Belo Horizonte no índice de mensuração da conservação e preservação da biodiversidade em espaço urbano, a organização internacional IUCN Cities Alliance se reuniu com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para entender as demandas da capital no contexto da preservação dos ecossistemas, seus projetos de sustentabilidade e resultados consolidados nesse sentido.

 

A IUCN consiste numa coalizão de cidades e instituições focadas na conservação da natureza em sua dimensão urbana. Compreendendo um conjunto de 30 tópicos indicadores em seis temas, os Índices de Natureza Urbana (UNI) da IUCN foram desenvolvidos para ajudar as cidades a entenderem seus impactos na natureza, definir metas de melhoria baseadas na ciência e monitorar o progresso de acordo. Ao destacar o desempenho ecológico das cidades, a estrutura serve para aumentar a transparência e a responsabilidade ambiental, facilitar o estabelecimento de metas e catalisar ações de conservação.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por sua vez, realiza uma série de programas e projetos voltados à preservação e recuperação do meio ambiente, desenvolvidos por políticas de incentivo, fiscalização e garantia da promoção à biodiversidade, do fomento ao conhecimento ecológico, do consumo inteligente, da análise e enfrentamento às mudanças climáticas, da defesa dos animais, do uso das energias renováveis, da educação ambiental e dos projetos voltados à sustentabilidade e à proteção de nascentes e áreas verdes, visando a preservação, recuperação e perenização dos ecossistemas.

 

Projetos como Montes Verdes, Agroflorestas Urbanas e Biofábrica de Joaninhas, bem como o arcabouço técnico desenvolvido pelo município para recuperar áreas degradadas, desenvolver a arborização urbana e enfrentar os eventos causados pelas mudanças climáticas, projetaram Belo Horizonte internacionalmente. Hoje, a cidade aparece em diversos painéis mundiais, através do cruzamento e multiplicação desses estudos, e da apresentação de políticas desenvolvidas na capital como cases de sucesso para o desafio mundial de preservação da biodiversidade.