Pular para o conteúdo principal

Dois homens, com macacão vermelho, abrem uma vala no chão.
Foto: Rogerio França/PBH

PBH dá início a mais obras de prevenção de enchentes no córrego do Onça

criado em - atualizado em

Para prevenir a ocorrência de inundações nas regiões dos ribeirões Pampulha e Onça, na regional Nordeste, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), deu início à primeira etapa das obras de otimização do sistema de macrodrenagem da bacia do ribeirão do Onça. Os investimentos são de aproximadamente R$ 36 milhões, recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento (FMS) e de financiamento obtido junto ao Ministério das Cidades.

 

A intervenção, de grande porte e complexa, é uma antiga reivindicação dos moradores da região. O empreendimento vai incluir a implantação de canal paralelo à canalização existente do ribeirão do Onça, desde as proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dentro da Estação São Gabriel, em  uma extensão de 286,96 metros. No trecho final, próximo à faixa de domínio da CBTU, essa nova estrutura se interligará ao canal já existente do ribeirão do Onça.

 

O objetivo é aumentar as dimensões dos canais existentes e, por consequência, ampliar a capacidade de vazão da água das chuvas.  “Com a implantação da Estação São Gabriel, em 2014, observou-se que é possível implantar um canal paralelo ao existente no novo sistema viário e em parte do interior da estação sem interferir com sua estrutura. Essa solução vai impactar menos o trânsito, além de ser mais viável economicamente e em termos ambientais. Milhares de pessoas irão ser beneficiadas com essa obra, sobretudo na época de chuva”, explica Henrique Castilho, superintendente de Desenvolvimento da Capital. O prazo de execução de todos os trabalhos está estimado em 540 dias.

 

 

21/05/2019. Obra de prevenção de enchentes no Córrego do Onça. Fotos: Rogério França/PBH