16 Maio 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte deu início, nesta terça-feira (16) às comemorações pelos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e os 7 anos da conquista do título de Patrimônio Cultural Mundial, conferido pela Unesco, e sua inscrição como Paisagem Cultural. Para marcar a data, o prefeito Fuad Noman assinou o decreto que institui a Comissão de Gestão Integrada do Conjunto Moderno da Pampulha.
Composta por representantes de várias secretarias, órgãos e entidades públicas, a comissão terá a tarefa de coordenar e articular ações, projetos e intervenções de órgãos públicos e do setor privado e articular ações institucionais de fomento, financiamento e captação de recursos para a implantação e manutenção das ações de conservação.
Em solenidade que contou com a participação de autoridades e artistas, foi ainda inaugurada a Exposição "Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile", na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, percorre os 80 anos desse espaço ícone de Belo Horizonte.
"Entendemos que a Pampulha é um complexo que envolve diversas questões e estamos criando um grupo que integre as diversas secretarias, para que as ações sejam coordenadas. O objetivo é que todos tenham os mesmos olhos para a Lagoa e que as questões sejam resolvidas rapidamente", disse o Prefeito Fuad Noman.
Programação especial
A PBH preparou uma programação especial comemorativa durante todo o ano de 2023, enaltecendo o Conjunto Moderno da Pampulha, uma das principais referências culturais da capital. Serão ofertadas exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações. Toda programação será gratuita e estará disponível no Portal Belo Horizonte.
O Conjunto Moderno da Pampulha é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da arquitetura mundial e da história brasileira e das américas. Ele é fruto de um trabalho integrado com grandes nomes brasileiros das artes e da arquitetura no século 20 e reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.
O Conjunto inclui os edifícios e jardins do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), da Casa do Baile (atual Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte), do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e do Iate Tênis Clube (antigo Iate Golfe Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e da orla da Lagoa.