Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

PBH cria serviço de saúde mental para atender população impactada pela pandemia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está oferecendo suporte psicológico específico para população que procure por auxílio devido aos impactos provocados pela pandemia. Os agendamentos de consultas no projeto "Cuidados psicológicos no contexto da pandemia" começaram nessa segunda-feira (4).

O trabalho é voltado principalmente para crianças, adolescentes e suas famílias. Os agendamentos das consultas devem ser feitos nos Centros de Saúde da capital. As consultas serão presenciais e também há opção de atendimento on-line.

“A pandemia traz incertezas, perdas afetivas, sociais e emocionais. O objetivo do projeto 'Cuidados psicológicos no contexto da pandemia' é oferecer escuta qualificada e, se necessário, encaminhamento do paciente para acompanhamento nos serviços especializados ou para as equipes de Saúde da Família, de forma que o cuidado seja integral”, explica a diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Mascarenhas.

Para a implantação do projeto no município estão sendo contratados psicólogos que farão o atendimento em unidades de saúde das nove regionais do município. Os psicólogos contratados passaram por qualificação e treinamento realizado pela equipe da rede de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde.

“Na primeira fase do projeto serão 34 psicólogos divididos em equipes de 3 a 4 profissionais, por regional. Até o fim de janeiro, a expectava é de ampliarmos este número de profissionais. Os locais de atendimento foram selecionados considerando a facilidade de acesso pela população”, acrescenta a diretora.