Pular para o conteúdo principal

O músico Maurício Tizumba se apresenta tocando cavaquinho
Foto: Netun Lima

PBH cria a Secretaria Municipal de Cultura

30/08/2017 | 15:34 | atualizado em 11/09/2017 | 08:03

A Prefeitura de Belo Horizonte promove na segunda-feira, dia 4 de setembro, às 19h, no Teatro Francisco Nunes, o lançamento da Secretaria Municipal de Cultura. O evento será aberto ao público e contará com apresentações de números musicais de Maurício Tizumba, Aline Calixto, Flávio Renegado, Thiago Delegado e Marcelo Veronez. A entrada é gratuita.

 

Estarão presentes no evento o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Romulo Avelar.

 

A criação da Secretaria Municipal de Cultura foi definida dentro da Reforma Administrativa, Lei 11.065, sancionada pelo prefeito Alexandre Kalil no dia 1º de agosto. Caberá ao novo órgão a gestão da política cultural do município, promovendo, entre outras ações a formulação de políticas culturais democráticas, a promoção da diversidade cultural e étnico-racial, a elaboração e coordenação da política municipal de arquivos e a formulação de políticas públicas e planejamento das atividades das Unidades Culturais do Município. A Fundação Municipal de Cultura será mantida, agora vinculada à Secretaria Municipal de Cultura.

 

A cerimônia de criação contará com apresentações de números musicais de grandes artistas. Sobem ao palco do Chico Nunes Maurício Tizumba, instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural. Tizumba é um dos mais populares artistas de Minas Gerais, criador da Cia. Burlantins e do Tambor Mineiro, grupo de percussão com influência do congado; Aline Calixto, destaque do samba mineiro e nacional, considerada uma das referências da música brasileira contemporânea; Flávio Renegado, cantor e compositor nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em BH, e uma das referências musicais da cidade; Thiago Delegado, violonista, arranjador e compositor. É anfitrião nos projetos “Delegas Samba Clube” e “DelegasCia”, e prepara um novo álbum autoral; e Marcelo Veronez, multiartista com foco na música popular, transitando também pela direção de shows. Lançará seu primeiro disco em setembro.

 

Criação da Secretaria Municipal de Cultura

Dia 4 de setembro | segunda-feira | às 19h.

Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena s/nº – Parque Municipal Américo Renneé Giannetti, Centro).

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6325.